domingo, 26 de outubro de 2014

A chegar

De manso, mansinho, está o Inverno a chegar! 

Hoje já ficou escuro cedo, e mesmo com calor à tarde já se sente o fresco da noite. E pela 1a vez este Outono?? comi castanhas.  

Gosto do inverno! Sei que muita gente acha isto quase um sacrilégio mas gosto da lanzisse (nem sei se esta palavra existe!!!!) dos dias mais frios, gosto da comida de inverno, gosto de haver mais tempo para ficar em casa e juntar os amigos e gosto mesmo muito dos domingos de manhã!!!

E ando com vontade de juntar o pessoal cá em casa....

sábado, 25 de outubro de 2014

Rally Paper

Ora, este ano pela segunda vez participei num rally paper. Tenho uma amiga que já o fazia há uns anos e o ano passado convenceu-me e lá fui eu. Ficámos em 6o! E gostei da experiência. Fui a condutora e achei mesmo giro tudo aquilo de descobrir caminhos e seguir pistas e achar coisas... Bom! Muito bom! 

Este ano lá voltamos e... Ganhámos!! Yupiiii 

Agora o complicado é que para o ano não vou puder concorrer. Porquê?!? Porque para o ano tenho de organizar a cena!!! Medo!!

Por isso, mana e cunhado estou a contar com a vossa ajuda!

E se existir por aí alguém que queira ajudar a organizar um GRANDE rally paper, estou a aceitar inscrições!

sábado, 18 de outubro de 2014

Amesterdão sol e mais sol

E foi este dia fabulosa que nos deu Amesterdão. Para quem fala do tempo cinzento, cheio de chuva e frio tenho a dizer que não tem sido isso que tenho apanhado por aqui. 
É uma cidade estranha, talvez pela quantidade de canais e pontes e barcos e casas flutuantes e bicicletas. Mas não é definitivamente uma cidade que se entranhe, gosto, anima-me e tem museus fabulosos, mas não se entranha. Não se entranha, como Barcelona, sem dúvida um dos meus primeiros amores, não se entranha como Londres, que, sem eu dar por isso, quando dei por ela estou rendida. Há coisas realmente que não se conseguem explicar! 


E

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Humnmm

Gosto dos momentos de refeição.  É aquela altura onde se conversa, se ri,  onde contamos o que sentimos e vemos e falamos do que andamos a fazer.  E é. onde as amizades se fortalecem!

E para isso tudo acontecer ajuda uma boa comida.

Hoje fomos ao japonês!  Simples e sublime!

Amesterdão

Se uma Sónia chateia un monte....

Mais uma ...

É verdade mais uma voltinha mais uma viagem, desta vez volto a Amesterdão, porque da última vez que cá estive não fui feliz. Quer dizer já cá estive 2 vezes e não fui totalmente feliz. 

Por isso, volto cá com as minhas meninas e .... O céu é o limite!!!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Para vos aguçar o apetite...

Lagos ...



Pôr do Sol, Mar e ... ficar


Comer & Dormir II

Onde ficar
Slipt: ficámos no delicioso Fabio 2 Residence, numa rua estreita, estreita e onde os carros quase não têm espaço para passar. Mas que basta descer uma rua e estamos mesmo no centro de Slipt. E tem um pátio com um ar por demais convidativo e até me via por ali a giboiar. Inconveniente? Ora eu sou uma mulher que precisa de algum espaço e o wc era assim  para o pequeno ...

Makarska: Não tem nada de extraordinário enquanto lugar para visitar, mas no Hotel Porin fomos muito bem tratadas. E tivemos direito a  mais uma atitude galante: o moço que nos atendeu pegou nas nossas malas (uma de cada lado) e levou-as até à porta do quarto! Adorei!

Dubrovnik: Vila Ragusa. Hiper central, novo e bem arranjado mas um bocadinho caoticos no atendimento ... e um quarto onde, bem, ou cabem 2 pessoas, ou cabem 2 malas, as 2 coisas ... dificil ..

Onde comer
Slipt: "Prokurative". Foi assim o sitio onde nos trataram de uma forma mais ... galante .. onde o empregado mais velho cedeu o lugar ao mais novo .. fofo!

Makarska: "BioKovo" que belas pizzas comemos aqui. E tivemos direito a uma empregada que falava um inglês.... surreal? ou seria Belga? :)

Dubrovnik: "Oliva" e "Segreto". Fomos tão bem tratadas, comemos tão bem, que só me apetecia ... ficar. E comi  um dos melhores bifes (carne argentina)  da minha vida!!

Já vos disse que, para mim, a parte da comida é importante?!?!

sábado, 4 de outubro de 2014

A ciência precisa de ética?

De todos os debates / conferências que tenho visto nestes encontros FFMS, foi dos mais estimulantes , no sentido onde as minhas posições pessoais mais me podiam inibir de perceber pontos de vista distintos. Mas nestas alturas é a qualidade, conhecimento e profundidade dos conferencistas que faz a diferença.

E o que me apetecia continuar a ouvir e a abrir os "meus horizontes".


Os portugueses são livres?

Para mim, socióloga de formação e de profissão (sim, a minha definição profissional não é essa mas assim que eu me sinto) ouvir sociólogos que conseguem, apesar de se manterem no meio acadêmico,  fazer a ponte ao meio social, econômico e cultural é realmente uma maravilha.

Para mim, este tem sido sempre um assunto sensível,e tenho por vezes uma visão critica do meio acadêmico como falhando muitas vezes na relação com o "mundo real", não deve ser determinado por esse mundo mas deve pensar no limite como pode ser aplicado nele. 


2o dia dos Encontros da FFMS

Que maravilhosa conferência, daquelas onde as ideias vão à frente, onde os oradores transmitem e falam de coisas que nos obrigam a pensar e pôr em causa as nossas próprias ideias e convicções 

Que bela forma de começar um sábado! 

Roberto Mangabeira Unger & Gilles Lipovetsky


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Pensar

Acabei de ouvir falar Eduardo Lourenço num dos painéis dos Encontros da fundação Francisco Manuel dos Santos. 
Sempre me surpreende quando pessoas reconhecidas como intelectuais e conhecedores tem a humildade de começar a responder a uma pergunta com um "não sei!" A mim só me dá ainda mais vontade de os ouvir!  E ao mesmo tempo não ter a tentação de, como tantos intelectuais o fazem, citar nomes e referências como sendo obrigatório todos os presentes também os conhecer.

E como sabe bem estar aqui a ouvir opiniões e troca de ideias!  Temos por vezes poucas oportunidades para o fazer. 

S