No original!!!
No traduzido optaram por "uma turma difícil" que basicamente significa que não perceberem nada de que tratava o filme .
Sim, estou a falar da minha última ida ao cinema, neste caso um filme francês, que cada vez mais me convenço é o meu tipo de cinema! As histórias humanas são sempre o mais importante de cada filme, as personagens são intensas, inteiras, multifacetadas e acima de tudo reais. Adoro!
Este trata de uma turma de liceu francês com alguns problemas de integração e com uma directora de turma que se interessa e por isso decide fazer algo. O filme toca, ao de leve mas sem contemplações, na problemática dos símbolos religiosos nas escolas, via os alunos. Mas também a forma como os bonés, os auscultadores e outros objectos são um desafio constante ao que está estipulado ... E há um altura onde um professor ordena: cruz para dentro da camisa. Fez-me pensar ... Eu ... Que faria ...
Bem, no filme a professora decide inscrever a turma no concurso nacional de "direito à memória" que existe (ahhh o filme é baseado numa história real..) como forma de assegurar que a memória da 2a guerra mundial e do holocausto não se apaga. E isso torna o filme extremamente intenso !!
Adorei !
Recomendo!!