quinta-feira, 20 de julho de 2017

Comer em Marrocos

Comi maravilhosamente bem em Marrocos.

Bebi sumo de laranja que não acabava,  doce, fresco e.. Laranja!!

Comi lentilhas, couscous, tagines, gelados, legumes e fruta!!

Descobri que o picante na dose certa é perfeito!!

Adorei comer à mão (tentarei não manter essa forma de comer por aqui!) e adorei os sabores simples da comida marroquina com toques de especiarias..  Perfeito!!

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Jardim Majorelle

Um dos pontos altos desta viagem.  Não é grandioso nem majestoso mas tem qual coisa de mágico,  de uma certa transcendência..

Amei.

Vale a pena vir a Marrakech só por isto.

S

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Marrakech...

Quente. Quente.  Quente.

Marrakech recebe nos com 45graus e a sensação de perder a respiração. 
Ao 1o impacto é feia, suja,  pobre e sem qualquer encanto. 

Depois de uma sesta retemperadora voltámos a insistir.  Só melhora quando nos perdemos num souk, onde a simpatia dos locais me começa a encantar.  Fiz compras, vi coisas giras e começo a perceber porque toda a gente me dizia que ia adorar Marrocos. 

À noite a praça central ganha vida, gente, animação, comida e vendedores chatos.  Mas sim, começa a entranhar....

S

Riad

Riad não é hotel é como se fosse casa!!

Quem nos diz isto é o senhor que nos recebe no Riad Lacroix Berbere, onde somos recebidas pelo nome próprio, nos servem chá, nos dão um mapa da cidade e para não nos perdermos nos levam até à praça central.  Sim, como se fossemos da família.

E depois o espaço é bonito, refrescante quase como um oásis escondido nas ruelas estreitas..

Quando vierem a Marrocos fiquem num Riad nas estreitas ruas de Marrakech.

S

domingo, 16 de julho de 2017

Coisas realmente importantes..

Ir à missa!!

Sempre que estou fora ao domingo tento por tudo manter a rotina, fazer o habitual.  E isso claramente passa por ir à missa. 

Hoje em dia é super fácil encontrar as igrejas e saber os horários das missas, porque está tudo online.  Mesmo em países onde os católicos são a minoria como Marrocos.  Informei-me, descobri onde e a que horas, por sorte relativamente perto do nosso hotel e lá fomos nós. 

Fico sempre emocionada nestas celebrações fora da Europa.  São sempre mais intensas, mais vividas, mais alegres.  Esta não foi exceção.  E depois o cuidado de fornecer a folha dos cânticos, de ter à entrada a folha com as leituras em pelo menos 10 línguas diferentes. Sendo esta uma zona turística... E o sacerdote que nos veio perguntar de onde éramos e que quando dissemos Portugal, põe a mão no coração e diz.. Fátima, estive lá o ano passado... Perfeito!!

S

sábado, 15 de julho de 2017

Alguém precisa de uma dança da chuva?.

Isto já começa a ser traumatizante. 

Cada vez que eu e a Ângela viajamos apanhamos chuva.  Tem sido assim nos últimos anos.  E quando digo chuva não estou a falar de "chuva molha parvos " ou algo assim. Não.  Chuva!!

Este ano com férias em julho e Marrocos pensámos : nem pensar que chove. 

Pois que estamos em Agadir, zona de praia onde supostamente nesta altura a temperatura ronda  os 35.

Mas hoje de manhã quando acordamos o que vemos?  Tudo bem molhado, bruma , céu fechado e um certo fresco.  Frio mesmo. Cá para mim em Marrakech vai estar...  Calor muito calor!!

Quanto a Agadir.  Praia a lembrar a costa da caparica.  Pessoal simpático e optimo para descansar.  E fazer praia ....se nós não estivermos cá... 

S

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Agadir

E já estamos na 2a parte da viagem: Agadir ; onde o objetivo é descansar e não fazer nada, porque esta é uma das zonas de pulseira all inclusive.  Perfeito!!

Agora chegar cá foi uma aventura.  Tivemos de sair 1hora mais cedo do hotel porque havia uma mani ou algo assim. Resultado? 2 horas e tal à seca no aeroporto.  Quando finalmente começa o embarque parecia uma caça ao lugar com toda a gente a juntar se ao balcão.  Às tantas ainda pensei... Não há lugar para todos..  Mas houve!!!

E de repente no autocarro que nos leva ao avião na pista, um senhor..  Começa a vomitar... Surreal!!!

E para fazer o controle de passaporte quase que fomos albarroadas por uma multidão de homens árabes que tinham pressa.  Muita pressa!!

Mas chegámos. 

E o dia amanheceu assim...

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Marrocos

Este ano a viagem de férias foi para outro continente. 

Começamos por Rabat.  À 1a vista só parecia ter como interesse a Medina.

A fome apertava e não víamos nada onde comer.... Até que demos de caras com uma banca com uns pastéis com bom ar e uma família que nos fez sentir em casa.  E até um café maravilhoso nos fez.  Que bela maneira de ser recebida em Marrocos.

E de repente descobrimos a zona da Oudaya e fomos descobertas por um guia que nos levou pelo labirinto de ruas e casas de etnias e religiões distintas e nos foi explicando tudo. Adorei!! Recomendo vivamente!!

S

domingo, 9 de julho de 2017

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Vou a Nova Iorque

Não agora.  Nem sequer este  verão.. Mas está tão mais perto. ..

Nova Iorque é daquelas cidades que faz parte da minha must list desde que me lembro mas não só é caro como é um local que precisa  da companhia adequada. 

E finalmente as 2 coisas juntaram se e por isso está marcada a data e o voo comprado. 

Com a ida a Cuba no ano passado a minha lista está mais curta...  Mas o que vale é que há muito mundo para ver...

S