quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ora esta?!

aqui está uma coisa que eu não estava à espera de encontrar em Havana. 

Isto não tem um ar profundamente americano?!?!


Obrigatório 2

Mojito na bodeguita del medio..

Talvez pelas pequenas salas,  as paredes cheias de fotos e de escritos na parede (também fiz a minha) senti mais Cuba aqui...  Sim turístico....  Mas com um sentimento...  Criolo...

Este Mojito é pouco intenso,  parece pelo menos,  e continuo o a gostar desta história da hortelã quase inteira..  Dá um ar mais autêntico...

Obrigatório

Quando dizia que vinha a Havana toda a gente me dizia que tinha de beber um daiquiri no El floridita e um Mojito na Bodeguita.

Agora??  Daiquiri..

Tive a sorte de entrar numa hora onde estava pouca gente e consegui um fantástico lugar ao balcão,  vejo tudo e todos..

Reparei que alguns levam rum Havana,  outros um rum misterioso de uma garrafa sem rótulo..   O meu foi desses. .melhor ou pior?!?! 
Só posso dizer que estava fantástico,  acompanhado de música buena vista social club...  Perfeito!!!

S

O que levo..

Não estou a falar de sovenirs, que já sabem que não levo..

Levo de Cuba a ideia de um país com dores de crescimento, que está a lutar entre manter aquilo que nas últimas décadas o tem guiado e a necessidade, imposta ou percebida, de permitir uma outra forma de vida. 
Vejo um esforço de recuperação de edifícios mas a maioria ainda em ruínas, mas ruínas onde mora gente, gente que me palpita deixará de morar aí porque é preciso criar hotéis, pousadas, sítios. E porque as casas são do estado. 

Levo uma arquitectura fenomenal, onde apetece fotografar tudo, e andar todo o tempo de cabeça no ar. 

Levo um povo não diria acolhedor mas sim "ansioso" pelo turista. Já não vi resmas de miúdos a pedir, mas de vez em quando...

Levo carros antigos, com motores modernos, levo a expressão que mais ouvi "táxi?!?".

E levo a clara ideia que aquele país, tal como José Martin, Fidel e Che o idealizaram não fez dos cubanos pessoas com condições dignas de vida.

S

Ahhh. Mas podem contar com o postalinho da praxe, colocados no posto de correios de Havana Vieja e tudo ... Mas como o marco do correio era um leão .... Estou com algum receio que me tenha comido os postais... Daqui a uns 2 meses já vemos ...

Bicho raro

Alguns já sabem que vim sozinha nestas férias. Há muito que queria conhecer Havana e achei que tinha de o fazer antes de abrir o primeiro MacDonalds, e como não arranjei companhia vim sozinha.

Mas nestas cenas organizadas acabamos sempre por conhecer gente. A Pilar,  madrilena que também viaja sozinha, e que conheci no Havana café quando fomos ouvir música cubana,me foi dela a expressão "bicho raro" acerca da forma como as pessoas olham para quem viaja sozinha. 

E como ela dizia "Há alturas onde simplesmente não nos apetece estar a contar as nossas coisas, as nossas desgraças. Nessas  alturas o melhor é mesmo viajar só .....e há que transformar as coisas menos boas em positivas. Não tenho filhos. Por isso viajo.."

Outro casal que conheci foi a Asuncion e o Eduardo de Vigo. Partilhámos a mesa ao jantares e acabaram por ser conversas super interessantes. Já viajaram pelo mundo todo, estão reformados e gostam de fazer umas duas viagens no ano.. Acho que quero este objectivo para mim também...

S

Domingo

Domingo é dia de ir a missa, e mesmo quando estou num outro país gosto de manter essa boa pratica. E mesmo no Caribe, lá fui eu. 

Tinha visto na net que havia missa as 11.30  na St. Ignatiuts Church e por isso lá saí do barco, que o meu hotel nestas férias foi um barco que leva cerca de 2500 pessoas, e fui à procura. 

Pedi um mapa, perguntei ao segurança e lá fui eu. Encontrei!

Igreja com tectos de madeira, janelas gigantes e um coro maravilhoso. Quase tudo igual ao rito na Europa com uma grande exceção: aqui para além do corpo de Criato, a hóstia, também dão o sangue de Cristo, o vinho. É tudo super organizado, as pessoas vão saindo das filas por ordem para ir comungar e em todos os bancos há livros de cânticos e orações. 

Adorei!!! Foi como estar em casa! 

E quando estou de volta ao barco, pergunta-me o segurança: encontrou a igreja? Conseguiu ir a missa?  :)

S

São João da Cruz

"No ocaso da vida seremos julgados sobre o amor."

Jamaica !!

No problem... On eh!!

A forma diríamos alentejana de ser dos jamaicanos e por demais interessante. Muita calma, muito tem tempo, muito já lá chegamos. A forma de falar, mexer e tudo o mais é que  torna este um país interessante. E depois o verde, as cataratas, as praias, a água. Muito bom!

E a comida??  adorei!

Num dos sítios onde almocei, mesmo em frente à praia "doctor cave", havia a sopa do dia, e que quando perguntei o que era me dizem "sopa de galinha" pensei, canja.... Mas longe disso. A sopa de galinha tinha um sabor a caracóis, cheia de oregaos, com batata, troços de milho, dumpling e pedaços de galinha, que eram pescoços, algo que já não comia há tempos. Adorei! 

E o moço que me atendeu ... No problem... On eh!!

Navegação

Mar ligeiramente revolto, com cavalinhos de espuma a aparecer por todo o lado. Um barco gigante, entre hóspedes e tripulação devem ser quase 3 mil pessoas, mas que tem tantos espaços e bares, e sofás e mais umas quantas coisas que parece que somos bem menos. 

O barco estremece ligeiramente e por vezes é como se tivéssemos a ser embalados. Estava uma senhora hoje super agoniada e de repente lembrei-me que não me tinha lembrado que isto podia correr mal.. Se eu enjoo!!! Mas saí ao pai. 

E realmente percebo as pessoas que desatam a fazer cruzeiros. Há uma tranquilidade de ter tudo arrumado e ir parando em sítios e vendo coisas. 

Onde ..

Restaurante La Casa perto do cemitério Cólon. Com música ao vivo e tudo. Turístico?! Sim!! Mas desde quando é que ser turístico e só mau?!?

É quase o mesmo que dizer que os travesseiros de Sintra não são bons quando a loja está cheia de turistas. 

Comer um gelado de coco, na Plaza Vieja. 

Comer o que parecem ser filhoses estendidas vendidas na rua.... Maravilha ! 

E depois o que dizem todos os guias: mojitos na Bodeguita del Medio e daiquiri na El Floridita ... Turísticas até a medula.

A ida

O Voo de Madrid a Habana!!

Milhares de espanholas. Não estou a exagerar. Pelo barulho que faziam parecia mesmo uma manada de espanholas. Todos vão para o mesmo cruzeiro que eu..... Medo!!!!


 E palpita-me que sou a mais nova deste grupo todo, pelo menos a avaliar pelas espanholas. Mas cá para mim... Vou ser a 1a a sair da discoteca, que estas meninas estão com ar de loucura até as tantas.

Mas já ouvi meia dúzia de portugueses, sotaque do norte, e há um casal com um baby... 

E vou a Cuba. Uma das minhas viagens must do.... 

Recomeçamos. Não nos rendemos.

Não sei se foi esta frase que me cativou neste livro. Sei que estava na bertrand olhei para ele e cativou-me. Já o disse aqui uma vez: escolho os livros como quem escolhe um homem, tem de haver algo logo no primeiro impacto ... De outra forma não vale a pena. 

Bem, o livro tem como título "a morte de um apicultor" e trata disso mesmo, de um homem que é apicultor e morre. Simples. Mas o que lá está é mesmo simples, no primeiro impacto até parece que não está lá quase nada. Mas aquelas frases, curtas, calmas, sem desvarios nem loucuras tocam-me em pontos tão precisos, tão intensos, tão meus ... 

Talvez dos livros mais marcantes que li nos últimos tempos. 

"É curioso, mas sempre que preciso de conforto, não de um conforto passageiro, ligeiro, mas daqueles profundos, que dizem que nada mais vai melhorar, mas que temos de nos sentir consolados na mesma - então penso naquele lugar."


Fábrica de tabaco

Tinha de vir a Havana e visitar o comércio mais conhecido e durante muito tempo "proibido": os charutos.

Infelizmente não vi mulheres de coxas roliças a enrolar puros. Vi muita gente sentada à mesa num espaço pequeno a fazer tudo: juntar as folhas, prensar e depois enrolar. A folha de fora??? Só serve para isso, estar a segurar o que está dentro.

Adorei o cheiro.

Adorei a forma manual como tudo é feito.

É quase me apeteceu fumar.


Primeiras impressões

Que estranho e estar Havana e ver resmas e resmas de turistas. Eu sei que o mundo mudou mas inocentemente estava à espera que pouco. 

Mas é realmente estranha a forma como esta cidade nos toca. Não sei se é a indolência, a cor, a música, o tabaco, mas há mesmo qualquer coisa que te prende e te emociona.

Adoro a forma como as mulheres falam a porta.

Adoro a forma como os homens descansam nas varandas.

Adorei ver placas de Eca de Queiroz e Camões.

Adorei ver como certas coisas parecem ter parado no tempo.

Adoro a música.

Adorei ver um capitólio como o americano .... Lindo!

Adoro os mojitos, com a hortelã inteira.

E agora vou almoçar.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Porque tenho Wi-fi....

Aeroporto de barajas..  Madrid..  Estou cá pela 1a vez para apanhar o fantástico voo com destino La Havana. 

Esperam me cerca de 10 horas de viagem.  Chego bem de noite e são menos 5 horas que Lisboa...

E este aeroporto é tão grande que da porta de desembarque a de embarque tive que quase fazer um jogging de passo apressado de cerca de

30m.. E não fiquei nos extremos... 

Darei notícias.... Quando tiver Wi-fi...

Férias grandes

Começam hoje as férias grandes..

Cuba e Jamaica aqui vou eu...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Quase quase

Quase quase de férias ...  Este ano, e ao contrário do normal fevereiro e mês de férias ...

Cuba e Jamaica aqui vou eu !!! 

Já falta pouco ... 

É um rum para a mesa do fundo ...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Glorioso !!!

E esta 6a feira há jogo GRANDE na luz!

Grande porque é contra o Porto!

Grande porque estamos colados ao Sporting e não podemos dar nem mais um ponto!

Grande porque vou estar umas semanas sem puder ir lá chorar, rir, ficar nervosa!

Carrega Benfica! Esta é a tua hora!


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Ficheiros secretos

Voltou com episódios novos talvez a minha série preferida de todos os tempos. 

E tenho andado pensar se via ou não ...  Decidi finalmente que sim. Que tinha de ver!

Conclusão?

Ver o Fox e a Scully novamente juntos, com aquela dinâmica, diferenças de forma e de racionalidade ... Continua a ser mágico.

E se o primeiro episódio foi teoria da conspiração à séria, com todos os habituais protagonistas a aparecer ... O que foi do melhor!! Agora temos de novo os "monstros".. E eu que nem gosto de filmes de terror.. Adoro !!,

sábado, 6 de fevereiro de 2016

O que eu gosto disto..

Gosto do The George
Gosto de cerveja
Gosto de sábado à noite ir por aí

E gosto de gostar de tudo isto