quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

E foi!!

E já acabou o tempo de Natal.  Ou pelo menos aquele tempo de comida farta,  gente toda junta e uma sensação de calorzinho bom!

E foi um excelente Natal!!

A mãe esteve bem,  a mana esteve cá uns quantos dias,  conseguimos juntar (quase) toda a gente e passei estes dias com uma sensação de calor que só a família pode trazer.

E,  bem,  também houve prendas!  Foi o ano dos cabazes de Natal e de coisas de comer!!

E recebi uma prenda tão gira que vou ter de fazer um jantar só pr juntar toda a gente!!!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

E já chegou!!

Arroz doce é coisa que não pode faltar no meu Natal!  E já está pronto!!

Lindo!!

E super bom!

E ao fundo coro de Santo Amaro de Oeiras

A todos um Bom Natal

domingo, 21 de dezembro de 2014

Presentes

Gosto de dar presentes.  Gosto!  Gosto de andar à procura do presente ideal,  de ter a certeza de quando o encontro que a pessoa vai adorar!

E é por isso que muitas vezes começo a comprar os presentes de Natal tão cedo.  Porque vou encontrando os ideais e não resisto a comprar.  Ou pelo menos registar na minha agenda.

Foi o que aconteceu com o presente de anos da Lúcia.  Consegui surpreende-la!  Coisa nada fácil!!!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O 1o

O primeiro postal de Natal .. E eu adoro receber e enviar postais de natal .... 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Exodus

É o novo filme inspirado no Antigo testamento da Bíblia, que já teve não sei quantas versões e este é assinada pelo Ridley Scott. E que achei eu?!?!

Não gostei! Nem se trata da forma como aborda a parte religiosa (Deus é uma criança de 10 anos que parece que faz as coisas por birra ou simplesmente porque sim)  mas porque a dimensão religiosa nunca é sequer considerada. Podia ser aquele assunto como outro qualquer e isso parece-me uma oportunidade perdida. Sim, eu sei que o RS não é conhecido pelas dimensões dramáticas e histórias que põe nos filmes, mas não colocar nada.....

A juntar a isto tudo não achei sequer espetaculares os efeitos especiais, achei-os mesmos fraquinhos... A sarça ardente é coisa pouca e a grande cena da separação das águas do mar vermelho nem é separação nem é grande. Volta Charlton Heston porque o Christian Bale é mesmo um grande canastrão. 

E num filme destes não chorei nem sequer lacrimejei ! E isso só quer dizer que não existiu qualquer emoção a pulular por ali. Que desperdício de dinheiro, tempo, paciência e vontade .

sábado, 6 de dezembro de 2014

83

A mãe faz 83 anos!!! E apesar da doença e de muita fragilidade continua a ser muito vaidosa!!!

sábado, 29 de novembro de 2014

Outro cheirinho ...

Este ano o Natal cá em casa vai ter mesmo cheirinho a Natal. 

Porque o pinheiro é de verdade! Só falta decorar!! E sim o que está quase a volta da árvore são prendas de Natal. muitas! Faltam apenas comprar 2. Sim apenas 2!!!

Obrigada João 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Maravilhoso

Um dos concertos mais fantásticos que vi nos últimos tempos. Gosto mesmo muito destes senhores, tem letras incríveis e uma sonoridade única.

Concerto bem construído e bem pensado, com músicas super conhecidas e de vez em quando uma menos habitual. Uma voz do Sr. Ryan absolutamente maravilhosa, chegando a notas e conseguindo  mantê-las numa forma absolutamente mágica. 

Depois a simpatia, as palavras, muitas, em português, um cuidado no que se diz e no que aparece no palco, uma forma de interagir fenomenal. 

E depois um momento único: no final da música Apologise um pedacinho do Stay With me do Sam smith . Lindo ! Lindo !!

Se algum dia se cruzarem com um concerto dos One Republic não hesitem e vão ver!!

Like,

A que tempos que não vinha aqui...  Na Meo Arena a ver One Republic!!!  "

Natal Natal

Adoro presépios e adoro o natal.  E nas Amoreiras já chegaram ambos! 

E na próxima 2a feira começa oficialmente o meu Natal!!!

Há dias....

Há dias assim. ...daqueles onde o corpo se recusa a ir ...porque sente que o melhor era mesmo ficar quieto, sossegado, fechar os olhos e pura e simplesmente decidir que hoje vai fazer apenas aquilo que apetece.... .. Mas nestas alturas aquela vozinha, normalmente irritante, que nos obriga a fazer, a ser, a cumprir, a ficar...

Hoje é um desses dias! Dia que me apetecia ir!! Ir sem olhar para trás, ir porque sim, ir porque no fundo é mesmo isso que me apetece fazer e não pensar no que é suposto, no que devo no que é melhor . Que cena ! Há alturas onde eu gostava mesmo de ser outra. Outra que não pensa tanto, que não pesa tanto, que não se preocupa tanto. Ou como diz uma amiga minha "stop overthinking things". A grande maioria das vezes não consigo. A bem da verdade, este foi um ano onde fui algumas vezes "outra" onde pura e simplesmente fui, fiz, decidi e fechei os olhos e mergulhei! E que belos mergulhos! Que belas cenas e coisas aconteceram! Problema? Há algumas onde gostaria mesmo muito de voltar a ir... Mas neste momento ... Falta aquela coragem de fechar aos olhos e mergulhar ... Mas ... Bem, o Natal está quase aí e no natal podemos pedir tudo aquilo que queremos ....

S

domingo, 16 de novembro de 2014

Entra

Não sei se já vos falei no restaurante Entra. 

Fica ali na zona de santa apolonia e tem um conceito muito engraçado, onde basicamente não escolhes o que comes, apenas referes o que não gostas ou se tens alguma alergia. Já lá fui umas quantas vezes e saí sempre com uma sensação de ter jantado em casa, de estar ali sentadinha a conversar enquanto vão trazendo a comida. E sabe muito bem esta  sensação de não ter de escolher o que se come, quase como em casa.

Ontem fui com as amigas e surpresa? Quem lá estava também ?? Ricardo Araújo Pereira com sua família e amigos. 

Há lugares especiais! 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Já não me lembro..

Já não me lembro da última vez que vi um jogo da champions sentadinha no meu estádio!!  Com a história de colaborar com a UEFA tenho estado cá quase sempre e até vejo os jogos mas assim à séria.... Não!

Estou a chegar à conclusão que não é muito diferente dos restantes jogos mas ao mesmo tempo é diferente... 

Porque não sei se sabem mas gosto de bola,  gosto de vir a bola e gosto particularmente do meu Benfica!!

Como costumo dizer é o meu único verdadeiro vício...

domingo, 26 de outubro de 2014

A chegar

De manso, mansinho, está o Inverno a chegar! 

Hoje já ficou escuro cedo, e mesmo com calor à tarde já se sente o fresco da noite. E pela 1a vez este Outono?? comi castanhas.  

Gosto do inverno! Sei que muita gente acha isto quase um sacrilégio mas gosto da lanzisse (nem sei se esta palavra existe!!!!) dos dias mais frios, gosto da comida de inverno, gosto de haver mais tempo para ficar em casa e juntar os amigos e gosto mesmo muito dos domingos de manhã!!!

E ando com vontade de juntar o pessoal cá em casa....

sábado, 25 de outubro de 2014

Rally Paper

Ora, este ano pela segunda vez participei num rally paper. Tenho uma amiga que já o fazia há uns anos e o ano passado convenceu-me e lá fui eu. Ficámos em 6o! E gostei da experiência. Fui a condutora e achei mesmo giro tudo aquilo de descobrir caminhos e seguir pistas e achar coisas... Bom! Muito bom! 

Este ano lá voltamos e... Ganhámos!! Yupiiii 

Agora o complicado é que para o ano não vou puder concorrer. Porquê?!? Porque para o ano tenho de organizar a cena!!! Medo!!

Por isso, mana e cunhado estou a contar com a vossa ajuda!

E se existir por aí alguém que queira ajudar a organizar um GRANDE rally paper, estou a aceitar inscrições!

sábado, 18 de outubro de 2014

Amesterdão sol e mais sol

E foi este dia fabulosa que nos deu Amesterdão. Para quem fala do tempo cinzento, cheio de chuva e frio tenho a dizer que não tem sido isso que tenho apanhado por aqui. 
É uma cidade estranha, talvez pela quantidade de canais e pontes e barcos e casas flutuantes e bicicletas. Mas não é definitivamente uma cidade que se entranhe, gosto, anima-me e tem museus fabulosos, mas não se entranha. Não se entranha, como Barcelona, sem dúvida um dos meus primeiros amores, não se entranha como Londres, que, sem eu dar por isso, quando dei por ela estou rendida. Há coisas realmente que não se conseguem explicar! 


E

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Humnmm

Gosto dos momentos de refeição.  É aquela altura onde se conversa, se ri,  onde contamos o que sentimos e vemos e falamos do que andamos a fazer.  E é. onde as amizades se fortalecem!

E para isso tudo acontecer ajuda uma boa comida.

Hoje fomos ao japonês!  Simples e sublime!

Amesterdão

Se uma Sónia chateia un monte....

Mais uma ...

É verdade mais uma voltinha mais uma viagem, desta vez volto a Amesterdão, porque da última vez que cá estive não fui feliz. Quer dizer já cá estive 2 vezes e não fui totalmente feliz. 

Por isso, volto cá com as minhas meninas e .... O céu é o limite!!!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Para vos aguçar o apetite...

Lagos ...



Pôr do Sol, Mar e ... ficar


Comer & Dormir II

Onde ficar
Slipt: ficámos no delicioso Fabio 2 Residence, numa rua estreita, estreita e onde os carros quase não têm espaço para passar. Mas que basta descer uma rua e estamos mesmo no centro de Slipt. E tem um pátio com um ar por demais convidativo e até me via por ali a giboiar. Inconveniente? Ora eu sou uma mulher que precisa de algum espaço e o wc era assim  para o pequeno ...

Makarska: Não tem nada de extraordinário enquanto lugar para visitar, mas no Hotel Porin fomos muito bem tratadas. E tivemos direito a  mais uma atitude galante: o moço que nos atendeu pegou nas nossas malas (uma de cada lado) e levou-as até à porta do quarto! Adorei!

Dubrovnik: Vila Ragusa. Hiper central, novo e bem arranjado mas um bocadinho caoticos no atendimento ... e um quarto onde, bem, ou cabem 2 pessoas, ou cabem 2 malas, as 2 coisas ... dificil ..

Onde comer
Slipt: "Prokurative". Foi assim o sitio onde nos trataram de uma forma mais ... galante .. onde o empregado mais velho cedeu o lugar ao mais novo .. fofo!

Makarska: "BioKovo" que belas pizzas comemos aqui. E tivemos direito a uma empregada que falava um inglês.... surreal? ou seria Belga? :)

Dubrovnik: "Oliva" e "Segreto". Fomos tão bem tratadas, comemos tão bem, que só me apetecia ... ficar. E comi  um dos melhores bifes (carne argentina)  da minha vida!!

Já vos disse que, para mim, a parte da comida é importante?!?!

sábado, 4 de outubro de 2014

A ciência precisa de ética?

De todos os debates / conferências que tenho visto nestes encontros FFMS, foi dos mais estimulantes , no sentido onde as minhas posições pessoais mais me podiam inibir de perceber pontos de vista distintos. Mas nestas alturas é a qualidade, conhecimento e profundidade dos conferencistas que faz a diferença.

E o que me apetecia continuar a ouvir e a abrir os "meus horizontes".


Os portugueses são livres?

Para mim, socióloga de formação e de profissão (sim, a minha definição profissional não é essa mas assim que eu me sinto) ouvir sociólogos que conseguem, apesar de se manterem no meio acadêmico,  fazer a ponte ao meio social, econômico e cultural é realmente uma maravilha.

Para mim, este tem sido sempre um assunto sensível,e tenho por vezes uma visão critica do meio acadêmico como falhando muitas vezes na relação com o "mundo real", não deve ser determinado por esse mundo mas deve pensar no limite como pode ser aplicado nele. 


2o dia dos Encontros da FFMS

Que maravilhosa conferência, daquelas onde as ideias vão à frente, onde os oradores transmitem e falam de coisas que nos obrigam a pensar e pôr em causa as nossas próprias ideias e convicções 

Que bela forma de começar um sábado! 

Roberto Mangabeira Unger & Gilles Lipovetsky


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Pensar

Acabei de ouvir falar Eduardo Lourenço num dos painéis dos Encontros da fundação Francisco Manuel dos Santos. 
Sempre me surpreende quando pessoas reconhecidas como intelectuais e conhecedores tem a humildade de começar a responder a uma pergunta com um "não sei!" A mim só me dá ainda mais vontade de os ouvir!  E ao mesmo tempo não ter a tentação de, como tantos intelectuais o fazem, citar nomes e referências como sendo obrigatório todos os presentes também os conhecer.

E como sabe bem estar aqui a ouvir opiniões e troca de ideias!  Temos por vezes poucas oportunidades para o fazer. 

S

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Croácia

A ultima noite!  mas com uma imensa vontade de voltar ..


Croácia: sim.. fomos à praia ...

Seixos, pedras, mas uma calma, uma água quentinha e a vontade de ficar e ficar ...



A Croácia: rádio que nos acompanhou

O ponto alto, numa rádio local onde se falava ... croata .. foi ouvir "Snow Patrol - Chansing cars" e .. ouvir a versão cantada pelo Elvis. Juro! o Elvis!


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Os gatos não têm vertigens

Título do filme português de Antônio Pedro Vasconcelos que acabei de ver e que recomendo vivamente. 

Tem historias (e não só uma história) tem grandes interpretações, tem um fio condutor e tem um toque de real e concreto que muitas vezes não é comum no cinema português. 

Aborda o envelhecimento, a morte, a amizade, a desconfiança, a duplicidade mas também a sinceridade, fala sobre sonhos e abismos, toca o improvável e o impossível e o real.

Vão ver! 

Para o meu cunhado!

Alguns de vocês já sabem que gosto de enviar postais, que não só os envio para os amigos como de férias envio sempre para mim também. Mas o que muito provavelmente não sabem, é que foi sem dúvida o meu cunhado que me deu esta mania. 

Quando era miúda, a minha irmã e o meu cunhado sempre nos levaram (eu, afilhados e filhos) numa semana de férias. Tenho recordações excelentes dessas férias, das brincadeiras no carro, das conversas, dos passeios, e dos postais. Era inevitável: a meio das férias, lá vinha o dia em que tínhamos de escrever o postal aos pais, a contar como tudo estava e o que tínhamos feito. Na altura era uma seca! Hoje, hoje agradeço de fundo do coração ao meu cunhado que nos obrigava a fazer isto. 

E é por isso que todos vocês recebem os meus já famosos postalinhos. 

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

De volta

Depois de uma viagem fabulosa a Croácia eis-me de volta a este Portugal cheio de contrastes, de altos e baixos, de coisas boas e outras nem por isso. Mas sempre o Meu Portugal!

E vendo a oferta turística que Lisboa ganhou nos últimos anos, os hostels, os B&B, os restaurantes, as pequenas lojas, vejo que muito se parece com a Croácia. A única grande diferença é que lá vi esta dinâmica por todo o lado, e em Portugal está mais confinado às grandes cidades. 

E essa foi uma das coisas que mais me impressionaram na croácia, uma nova geração que faz coisas,   que investe, que inova, que cativa. Bom! Muito Bom! 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Comer & Dormir Parte I

Quando andava a tratar das coisas para esta viagem, para além dos sítios onde ir, o que me sabia mesmo bem era que me dessem dicas não  só onde dormir, mas sugestões de sítios para comer. Porque essa parte, bem essa parte é muito importante mesmo!! 
E por isso, aqui fica a minha modesta contribuição

Onde ficar
Zagreb: B&B Kairos. Espaço todo novo, renovado, cheio de detalhes e atenções. A Daniela é uma simpatia, os quartos são bonitos, inspiradores (nós ficamos no Music Room), o pequeno almoço  catita e até tem um terracinho para espairecer .. 
Parque Plivitce: Villa Mukinja. A diferença é mesmo a simpatia de todos, a forma como te tratam, como te ajudam a programar o que fazer nos restantes dias. 

Zadar: Adriaticum luxury acommodation. O prédio quase não se vê, velho, até mesmo um pouco estranho e pela 1a vez desde que marco cenas pelo booking pensei "isto hoje vai correr mal". Mas a dimensão do quarto, da cama, as atenções (chá, café, licor, chocolates, bolachas) foram dos melhores mimos que já tive


Onde comer:
Em Zagreb têm de ir à pastelaria Amelie que fica mesmo ao pé da Catedral, beber café e comer uma fatia bolo. (Já vos disse que o café pela croácia é mesmo excelente) e para comer, e apesar de a 1a vista não parecer o restaurante ao lado do B&B Kairos  chamado "vagabunde" tem não só uma lista de vinhos incrível como comida boa, boa!
Parque Plivitce: no local onde se dorme. E onde nos serviriam uma refeição absolutamente fabulosa: presunto com souer creme, sopa de cogumelos e truta com esmagada de batata. Incrível! E um licor de ameixa de fazer crescer pêlos no peito! Mesmo!!! 
Zadar: italiano Pasta & Svasta.  Creme de cenoura e gengibre .... Nhochi ... E um dos homens mais bonitos que vimos pela croácia (mas isso é toda uma outra crônica .......)

Balanço a "quente"

O que levo eu da croácia?!?!

Levo sem dúvida a alma mais cheia, mais rica, mais feliz. Levo paisagens maravilhosas e uma costa da Dalmacia onde apetece parar a cada instante. Levo recantos, levo diferenças, levo coisas únicas e levo esta certeza que terei de voltar. Porque há muita coisa que não levo. 

Levo comida fantástica, muito italiana é verdade, mas também peixe e carne. Levo "souer creme" e levo um queijo de cabra tipo queijo creme maravilhoso. Levo vinhos suaves, delicados mas com presença. Levo mar e levo montanha, levo um tico de frio e algum calor.

Mas acima de tudo levo um povo acolhedor, simpático sem invadir, atencioso, e com sentido de tempo: não nos impõem pressa e não nos servem a pressa. 

E levo um conjunto de locais onde fiquei e onde comi do melhor!!

Dubrovinik

É uma cidade de conto de fadas e com aquele ar que a mim, apesar de nunca ter lá ido, me faz lembrar Portofino em Itália: sempre a descer, tudo circular, casas na encosta, porto e Marina lá ao fundo. 

No mesmo espaço tem avenidas largas e becos estreitos, tudo direito ou escadas sinuosas, casas particulares e restaurantes e hotéis. Turistas e locais! Igrejas magníficas e casa senhoriais. E sem dúvida um ambiente único. Mas faltou-me alguma alma. Tudo demasiado recuperado, tudo demasiado perfeito. Talvez a parecer ou não o tempo que têm. Até parece estranho dizer isto mas não sei explicar de outra forma. Faltou-me alma! Mas não foi por isso que deixei de adorar esta cidade. 

domingo, 21 de setembro de 2014

Praia

E sim hoje foi dia de ir à Praia. Sim, não há areia, sim, é só pedra por todo o lado, mas também há praia por todo o lado, enseadas pequenas, onde só apetece parar e ir tomar banho. E foi isso mesmo que fizemos hoje. Vimos uma enseada e decidimos: é nesta! 

A água é de diferentes tons de azul e verde, quentinha, sem qualquer ondulação, perfeito para boiar e ir. E fiquei com imensa vontade de voltar só mesmo para aproveitar o mar, a água, passeios de iate e aquela doce sensação de nada fazer! Perfeito!

Mas o dia começou em Split.

 Surpreendeu-me a dimensão gigante da cidade, urbana, contemporânea, com ar de metrópole, talvez porque quando ouvia falar dela, ouvia falar do centro histórico, do Palácio, da Catedral! E visitei a Catedral da forma mais local e menos turística. Hoje é domingo e ao domingo vou à missa. E mesmo estando de férias e na Croacia fui! Neste caso, à catedral de Split onde até decorreu um baptizado e tudo. Sim, foi em Croata, sim não percebi quase nada, mas os rituais, os momentos, as emoções, o sacrário, isso, independentemente da língua estão sempre lá. 

sábado, 20 de setembro de 2014

Já cá faltava

Já cá faltava a crônica sobre comida. Vocês que me conhecem sabem que a comida é parte integrante da minha vida e como tal das minhas férias.

O café é maravilhoso! Quente, escuro, forte e com espuma que não acaba. Há comida italiana por todo o lado e tenho comido coisas mesmo boas, massas cozidas ao ponto, molhos diferentes e ricos. Bifes altos, feitos no ponto e com uma carne de imensa qualidade. E o peixe! Bom! Mesmo muito bom!

Agora esta gente não põe sal na comida, que a mim não incomoda nada, mas também não põem doce nos bolos (que quase não há) e isso já acho um atentado!!!

Já descobri os licores, fabulosos, já descobri o milho assado, já descobri as padarias por todo o lado. Já descobri os gelados cremosos, intensos e ricos. Mas com uma bolacha fraquinha. E já descobri o café ao fim da parte na esplanada com vista, a escrever os meus postais. Sim, esses, que eu gosto de enviar.... Ainda aceito encomendas. :)

E ao 4o dia .... Dilúvio !!!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

E ao 3o dia ...

E ao 3o dia temi pela croácia, ou seja, temi pelo meu encantamento pela Croácia. Continuamos a descer em direção a Dubrovinik e hoje a paragem era Zadar. Cidade fustigada pela guerra, que ainda apresenta zonas e prédios com vestígios do que por aqui se passou. Mas não foi que me desapontou. 

Único hotel de 4estrelas onde ficamos e quando vemos o prédio assim para o velho e sem recepção e nenhuma indicação pensamos o pior. Depois queríamos ir almoçar e não encontramos nenhum sítio decente, e queríamos ir à praia e estava nublado, o centro histórico de Zadar revela-se um desilusão e pensei: isto não vai correr bem! 

Mas depois, depois, assistimos a um pôr do sol fantástico, com direito a música e tudo, e chegamos ao hotel, temos de ligar para o senhor nos vir abrir a porta, mas o quarto é o máximo, temos direito a bebida de boa vindas e saímos para jantar e vamos a um italiano super simpático. E ainda nos divertirmos com uma cenas de luzinhas fofas. 

E apesar de não ficar fã de Zadar, não é tão má como ao início pensei. E amanhã Split!   

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

2o dia na Croácia

Começamos por explorar Zagreb. Cidade escura, com prédios velhos e a precisar de obras. E   à  primeira vista uma desilusão. Mas depois, bem depois descobrimos a Amelie, uma pastelaria absolutamente fenomenal, com um ar doce e cosmopolita ao mesmo tempo. E depois descobrimos a Catedral de Zagreb e tenho um momento de pura emoção, quando vejo uma cena do Evangelho nada comum de ver representada: quando Jesus está crucificado com os 2 ladrões, um à direita e outro à esquerda. Foi tão intenso e único que me emocionei. 

E depois o mercado, as esplanadas e as padarias. Lindo!

E depois, bem depois, Plivitce!! Lagos e Bruma! E como eu sou feliz com bruma! Os lagos são absolutamente maravilhosos, com quedas de água incríveis, passeios de barco e momentos perdidos na mata. Adorei!! Recomendo! E se tivesse um raio de sol de vez em quando ainda seria melhor!

E depos, bem depois vem o jantar na Villa Mukinja!!! O hotel é super simpático e o jantar maravilhoso!! Presunto com souer cream (do qual estou fã e que quando chegar a Lisboa tenho mesmo de comprar), sopa de cogumelos, truta com esmagada de batata e semi frio de chocolate!!

E o melhor foi o licor de ameixa que nos deram no final: bagaço em forma pura!!!! Estou que não posso!!

S

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Zagreb

Voo a horas, carro no local e a aventura de chegar ao hotel. Estas são as primeiras impressões  da Croácia. Apesar de nos termos perdido umas quantas vezes, lá encontramos o hotel. E ao 1o olhar tememos .. Pela vida!! Beco escuro e prédio feio. Mas ao entrar... MARAVILHOSO!

Com charme, com carácter, com atenção aos pormenores e cheio de boa disposição e com uma anfitriã super simpática e acessível. Que quando perguntamos onde podíamos comer nos indicou o restaurante ao lado. Que já estava a fechar, com a dona já de casaco vestido e tudo mas que a pedido da Daniela nos atendeu. Sopa, que uma portuguesa não passa sem sopa, e um prato típico croata: omelete com cogumelos :)

E bebi um vinho branco croata, absolutamente maravilhoso!!

Para 1o dia, a croácia já está a justicar as expressões que fui ouvindo sempre que dizia que vinha a Croácia: vais adorar!!

E por isso recomendo vivamente o B&B Kairos em Zagreb!

E começa a aventura!!

Gosto de ir! Gosto de conhecer, ver e ir por aí!

E começa a aventura!! 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O dador de memórias

Comecei as férias a fazer algo que gosto mesmo muito: fui ao cinema. 
Quando a minha amiga lucia me sugeriu o filme não tinha visto nem lido nada sobre o mesmo mas tendo o Jeff Bridges e a Merly Streep mau achei que não podia ser e lá fomos nós.  

Gostei mesmo muito. Numa altura onde tudo é efeito especial e rápido e alto e forte, é um filme que começa lento, baixo, meigo, onde quase não percebemos para onde nos vai levar .. Para no fim percebermos que nos leva a casa. Não onde moramos, mas onde está a nossa Casa!

E fala-nos de vida, de como os momentos nos podem dar força e como tudo o que fazemos, experimentamos e sentimos nos molda e nos ajuda a seguir em frente, a procurar .... E a chegar...

Bom! Mesmo muito Bom!

domingo, 7 de setembro de 2014

Giboiar

Há dias assim. Em que não me apetece mesmo fazer nada, em que me arrasto entre o sofá e o frigorífico, onde devoro filmes e séries, e fecho os olhos e "passo pelas brasas". Não faço ideia de onde vem esta expressão mas adoro! 
Talvez seja este dia a chamar outono, talvez seja o aproximar das férias, ou talvez seja porque de vez em quando me apetece parar. 
E decidi que hoje não faço a cama!!! Estou mesmo a pensar em instituir o dia "de deixar a cama por fazer" . Já estou a ver a minha mãe: pelo menos puxa as orelhas à cama, (outra expressão deliciosa) não vá aparecer alguém!!!
Por isso, se hoje aparecer alguém cá em casa, só para avisar  que a cama está por fazer :)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Descobertas

Descobri que era uma menina do papá no dia em que saí de casa. É engraçado como por vezes as coisas acontecem. Meu pai, apesar de homem à moda antiga, sempre teve as suas manifestações de carinho. Talvez não tão eloquentes como hoje estamos habituados, mas sempre teve momentos de partilha comigo que guardo até hoje. Era um homem de voz alta e temperamento forte e rápido, há quem diga que eu saio a ele, que gostava do seu conforto e das suas coisas, que detestava mudanças de rotina, e que adorava que o deixassem sossegado. Com ele aprendi o gosto pelos livros, lembro-me de o ver a ler pequenos livros de histórias de comboys vezes sem conta. Como ele aprendi a devorar filmes, embora se conte pelos dedos as vezes que me lembro de o ver no cinema. Nasci já ele tinha 46 anos e por isso muitas das coisas sei de ouvir contar. De como gostava de ir à bola a torres vedras, de como ia de bicicleta ao cinema, de como dançava bem. ....

Criámos os nossos momentos. Quando era miúda ia com ele ao fim de semana ajudar nos trabalhos de electricidade, e a minha paga era invariavelmente um sumol de ananás. Foi aqui que aprendi a adorar caracóis, a vê-lo beber cerveja, caneca, e a perceber que um trabalho bem feito deve ser a nossa recompensa. 

E tínhamos a bola. Tínhamos discussões acaloradas acerca da qualidade dos jogadores do Benfica, do treinador, de como tinha sido justa ou injusta a vitória. E invariavelmente ligava-me no fim de cada jogo, para dar os parabéns ou para dizer : não fiques triste filha. Sempre! 

E descobri que era uma menina do papa quando no dia em que depois de jantar em casa dos pais disse "bem, hoje já vou dormir a minha casa!" a resposta dele foi "hoje é o dia mais triste da minha vida".

E nunca duvidei de quanto ele me amava ou tinha orgulho em mim!

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dias felizes!!!

Depois da minha aventura de Domingo, eis que hoje fui ao médico, quer dizer ao Prof. Cirurgião Plástico para ele apreciar os pontos do meu dói dói. E só vos digo, para além do meu dói dói estar a sarar bem e 2o ele ir ficar uma cicatriz quase invisível sai de lá com o ego super hiper inflamado!!

Isto porque o Prof. Cirurgião Plástico olha para a minha data de nascimento e diz: "mesmo?! E que não parece mesmo nada esta idade!!!!" 

Só vos digo que quando um Prof. Cirurgião Plástico nos diz isto ..... Voamos! 

S

domingo, 31 de agosto de 2014

Derby & pontos

Dia de derby!! Sair de casa cedo, para estacionar à vontade, sentir o ambiente, comer uma bifana e beber uma cerveja, entrar no estádio a tempo....
Só metade disto aconteceu....

Sai cedo de casa, estacionei num lugar hiper catita e estou a começar a descer para o estádio, quando numas escadas, sem dúvidas adeptas do Sporting, de degraus pequenos e baixinhos dei por mim a fazer um voo rasante que nem águia Vitória em direção ao chão.. Foi digno de ser filmado. Lá fiquei eu, toda esticadinha de queixo no chão. 

Sento-me, meia zonza e vejo o sangue a pingar ... Não, consegui não desmaiar yupiiii mas depois não tinha lenços de papel e ... Bem a única coisa que tinha a mão era um penso higiênico. Sim, um penso higiênico. Que abro e ponho debaixo do queixo para aparar o sangue até fazer o caminho de volta ao carro! 

Hospital da luz lá fui eu!!!

Resultado!?!? Algumas escoriações e 6 pontos no queixo!! Lindo!!!

Pior!? Não vi o jogo, o Benfica empatou e o Artur fez mais uma asneira....


Pedro & Inês

Sem dúvida a história de amor mais incrível não só de Portugal mas possivelmente do mundo inteiro. Qual Romeu & Julieta qual que. O nosso Pedro e Inês essa sim é uma história de amor real, inteiro e único. 

E neste sábado fui à Quinta da Regaleira a noite ver a peça de teatro Pedro e Inês. E o que vos digo!? Para além da quinta ser fantástica, e de durante a noite ganhar uma vida única, e só isso já merecer a visita, a peça, a peça é perfeita! 

Ao contrário do que seria de esperar a paixão entre os dois e a história de amor não é a parte principal da peça. Não, o principal é o porque da morte de Inês, sao sobre os seus carrascos reais e os que manobraram atrás. 

O texto é incrível, o cenário perfeito, a morte de Inês de uma sensibilidade e visão perfeita. Amei!! Os actores no sítio e local certos, e a peça alterna trágico e comédia de uma forma subtil e encantadora. 

A Não Perder !!!!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Frases

Se um dia a Tristeza te convidar para a acompanhares, diz-lhe que já tens um compromisso para a vida com a Alegria!

Papa Francisco 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Experiências

Não sou dada a experiências radicais, daquelas de saltar de montanhas e subir coisas perigosas e mais não sei que. Experiências gosto mas que envolvam comida e bebida. Gosto de experimentar fazer pratos diferentes, tal como gosto de comer coisas distintas. Não, ainda não me "amandei" para cenas esquisitas mas um dia destes quem sabe.

Hoje fui convidada a experimentar cervejas artesanais. Ahhh pois é !!  Um amiga minha anda a experimentar fabricar cervejas e pediu-me para testar as primeiras 5 variedades que andam a fabricar para começar a perceber quais as mais interessantes. Achei divino! Depois, bem isto só quer dizer que a minha preferência alcoólica está bem documentada. 

Agora, vou precisar de escolher um menu que acompanhe bem cerveja... Aceito sugestões ....e convidados ...

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A arte de não fazer nada!

Uma das medidas da felicidade é o número de vezes que suspiramos com à vontade. 

domingo, 17 de agosto de 2014

A viagem dos 100 passos

Ou como se pode dar uma volta tão grande para perceber onde fica a nossa casa. 

A viagem dos 100 passos é um filme leve, ou seja, aparentemente leve, que fala de família, amizade, de encontrar o nosso lugar no mundo, de como percebemos por onde devemos ir e como percebemos quando finalmente lá chegamos. Ahhh e também fala de comida. 

Produzido pela Oprah com a Helen Mirrem (cada vez mais adoro atrizes à séria, daquelas que tornam credíveis aquilo que dizem e fazem!!!) num dos papéis principais, ilustra, por meio de especiarias e tachos, a forma como podemos dar a volta ao mundo à procura do nosso lugar para descobrir no fim que estava ali, ali onde sempre esteve. Porque por vezes temos mesmo de dar essa "grande volta" ...

E descobrir o nosso lugar é descobrir onde fica a nossa casa.  E nossa casa está onde estão a pessoas que amamos, que nos amam de volta e nos  querem felizes. Mas para isso acontecer, temos de ter a ousadia de ouvir o que a nossa alma nos vai sussurrando .... 

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Nada de novo no reino da Dinamarca

Ou como os amigos são das melhores coisas do mundo! E as manas! As manas também são das melhores coisas do mundo! E eu tenho a sorte de ter das 2 coisas. 

Tenho a sorte de "arrastar" atrás de mim amigos que fui colecionando pelos sítios por onde fui passando, quer em trabalhos, que na escola, quer nos voluntariados. Fazem parte da bagagem boa da nossa vida, que ilustram momentos e sítios, que nos ajudam a construir aquilo que somos hoje e que tornam a nossa vida muito mais cheia. 

E por vezes são esses amigos que fazem a nossa vida tomar determinado rumo. 

Hoje fui beber um copo com uma das filipas que povoa a minha vida (são umas quantas)  e chegamos  a   conclusão que nos conhecemos há 10 anos. 10!!! E apesar de nós vermos apenas de quando em vez, continuo a sentir-me "em casa" com ela. Porque se nos últimos anos tenho andado nesta maravilhosa odisseia da Liga dos Campeões é por causa da Filipa. Porque a convidaram a ela, que não quis mas que se lembrou de dizer:"tenho uma amiga que é capaz de estar interessada!"
E cá estou eu!!!

S

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Os guardiões da galáxia !

Gosto de um belo blockbuster no verão! Gosto daqueles filmes grandiosos, cheios de efeitos especiais e que até podem ter direito a pipoca. 

E fui ver os guardiões da galáxia! Mais um filme com heróis Marvel e sem dúvida dos melhores heróis que vi nos últimos tempos. Adoro heróis que são um bocadinho vilões. Adoro heróis que não são perfeitinhos e redondinhos. E adoro heróis que não são bonitinhos e bem feitinhos! 

E adorei este filme! Adorei porque é luminoso e divertido, porque mesmo quando tudo parece perdido o desespero não impera. Adorei porque as mulheres são fortes, determinadas e ligeiramente malucas. Adorei porque a banda sonora é algo de absolutamente mágico e incrível. E adorei porque sorri e ri muito, e sai do cinema profundamente bem disposta. E o cinema também deve servir para isso. 

E fui ver este filme ao @cinema ali no Saldanha residente. bilhete a 4€, sala simpática, som muito bom e a cereja no topo do bolo, senhor de lanterna a levar-nos ao lugar! Amei este toque de cinema antigo com nome moderno!

Recomendo filme e lugar!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Momentos

No outro dia, por causa de um artigo de uma revista dei comigo a pensar em momentos. Momentos únicos, irrepetiveis, daqueles que marcam e que olhando para trás anos depois ainda nos lembramos deles e do que sentimos.
A maior parte das vezes que os estamos a viver não percebemos que são únicos e achamos que teremos outros momentos, outras oportunidades ... Por vezes, foi só mesmo aquele ali, aquele preciso momento. Aquele! Que não voltará a acontecer. 
Alguém no outro dia me dizia que me invejava a coragem. Não sou corajosa! Longe disso! E nos últimos anos, olhando para trás, fui mesmo muito pouco corajosa. Medi, pensei, demorei, deixei passar. Por medo, por vergonha, por ser mais fácil e mais seguro. Mas este ano decidi abraçar os meus momentos de loucura (é assim que os chamo), deixá-los ao acontecer de vez em quando, de vez em quando fechar os olhos e ir. 
O truque é saber que são únicos. Que não se vão repetir, que muito possivelmente a nossa vida não vai mudar por causa deles, que tudo ficará mais ou menos igual. A diferença é saber que pelo menos num único momento tiveste a coragem de fazer o que te apetecia. Porque sim! 

domingo, 3 de agosto de 2014

Domingo... Ou como uma crônica sobre Londres acaba a falar de comida!!

Sol continua a acompanhar-me em Londres, o que faz com que esta cidade fique luminosa e e ainda mais vibrante. E enquanto socióloga adoro ver a mescla de gente, culturas, formas e cores que povoam esta cidade. 

E, sendo domingo, fiz o que faço todos os domingos: fui  à missa. Mas não uma missa qualquer. Fui a a uma missa em latim com coro a acompanhar também em latim. Em Lisboa, numa das igrejas do chiado também temos, mas esta, ao contrário, estava cheia cheia de gente. E tinha uma deliciosas folhinhas para pudermos "acompanhar" o que se ia dizendo lá   à frente. Bom!  Muito bom!

E ainda não falei de comida. Jantei um borrego com vegetais e batatinhas estufadas maravilhoso, acompanhado de um bordeux também muito bom. Parênteses: Nesta, altura e numa carta cheia de vinhos de diferentes países, nem um português. E todos sabemos os brilhantes vinhos portugueses que andam por aí. 

E por recomendação da minha amiga Lena tenho bebido alguns excelentes vinhos.
Gin e vinho! Ora aí estão as minhas preferências alcoólicas .... Destronando a cerveja!

sábado, 2 de agosto de 2014

Sábado ...

Depois de uma chegada atribulada e tardia (2.30), o dia amanheceu lindo e quente, Londres continua hiper vibrante e reforço a ideia que gosto desta cidade. 

Talvez porque pela 3a vez chego cá e está bom tempo!!

E já fiz uma comprinha.... Só uma que a Esyjet não me deixa levar mais nada ...

E fui beber um expresso, que não era mau mas também não era bom, e quando o trazem  à mesa acompanham com um copo de shot com um líquido esbranquiçado lá dentro. Perguntou o que  é e dizem-me que é um chá de ervas para limpar o palato antes do café. Estes ingleses até para beber café bebem chá! Único!

E só para mim encontro um leitao na cidade!

 

A caminho de Londres

É isso! Estou a caminho de Londres para passar o fim de semana. assim uma coisa de quem vai ali passar o weekend e volta daqui a um bocadinho. Coisa chique de mulher cosmopolita! 

A única grande chatice é que o voo atrasou 2 horas e eu que ainda estava a contar beber uma guiness ao finalzinho da noite já não vai dar. Enfim!!

Mas estou a caminho de Londres e um fim de semana cheiinho de coisas me espera. 

Talvez vos conte mais alguma coisa ..... Ou talvez não!!!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ora eu é mais bolos .... ou não!

Adoro cozinhar!

Gosto de cozinhar para mim, para uma casa cheia de gente, um bife com qualquer coisa, ou pratos mais elaborados. Mas doces... doces, gosto mesmo é de comer, fazer é bem mais complicado e por  norma saiem "menos bem".

Acho que é o meu lado inventivo, que nos cozinhados funciona divinamente, mas que nos bolos, alquimias perfeitas, tende a ser um desaste. 

Assim, quando aqui no trabalho lançaram a iniciativa do World Baking Day e nos convidaram todos a exibir as nossas  capacidades boleiras, temi!

E quando no departamento, sendo nós 3, decidimos fazer as iniciais do mesmo (CMI) e me calhou o M, temi ainda mais.

Confesso que foi uma obra de engenharia dificil, com necessidade de fazer plano e tudo!

Mas digam lá que não ficou lindo?!

E sabia divinamente: bolo de iogurte com cobertura de doce de leite! E está prometido que no próximo jantar lá em casa, faço esta delicia!


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pérolas de conhecimento!!

Quando estás num relacionamento, tens de decidir se queres ser feliz ou se queres ter razão!!

Mulher sábia a amiga a quem ouvi esta frase! Mas Difícil!!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sonhos ...

Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.

Pus-me a pensar .... Que sonhos deixei eu para trás? Acredito que nenhum. Mas tive sonhos que não consegui fazer com que acontecessem. E sim, o meu presente e o meu futuro são sem dúvida diferentes por isso!

Ahh e sonhos, daqueles de comer no natal são também boas coisas para ter no futuro ...

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sophia de Mello Breyner Andresen

Apenas sei que caminho
Como quem é olhado, amado e conhecido
E por isso em cada gesto ponho
Solenidade e risco.


Um caso sério de enamoramento ...

O que eu gosto de António Zambujo.

O que eu gosto das letras do António zambujo

O que eu gosto das melodias do AZ

O que eu gosto do ar malandro e ligeiramente ingenuo do AZ

O que eu gosto de ver gente dos 8 aos 80 a vibrar com o AZ

E como eu não me canso de ouvir isto ...


Esta cidade ..

Esta cidade de Lisboa está cheinha de coisas fantásticas para se fazer e ver. E algumas bem diferentes.

Fui assitir ao teatro das compras! E não! Não se trata de ver gente a fazer compras de uma forma amalucada. Mas trata de pequenas peças de  teatro  (20m) numa loja típica da baixa com um texto adequado a essa loja. No nosso caso, eu e as minhas colegas de trabalho, fomos ao Hospital das bonecas. E a peça e a interpretação foram mágicas! O texto era de Afonso Cruz e a interpretação de Cristina Carvalhal. 

E como isto acontece todos os anos durante a festas de Lisboa, para o ano lá estarei!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Frases

Não suporto metades de nada. Nunca me contentei com meias doses. Na minha vida ou as coisasvêm  para ser um todo, ou vão com o caraças! 

sábado, 21 de junho de 2014

Em português

Tenho andado de volta de música portuguesa. Coisas mais ou menos conhecidas, com poemas bem escritos e que nós levam longe...

Como estes dois casos ...


http://youtu.be/MUJ_nJTMSi0

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Casamento!

Não! Não sou eu que vou casar, mas este fim de semana fui ao casamento de dois amigos meus, que se conheceram na minha casa e que por obra do destino (e uma ajudita mInha) se apaixonaram e celebraram o amor casando este fim de semana. 

Gosto de casamentos! gosto do que trazem, as esperanças, as alegrias, os medos e as incertezas, os futuros e os presentes. Gosto da festa, gosto da cerimonia, gosto da família e dos amigos juntos, gosto da comida, gosto do bolo de noiva (que ainda não percebi porque não é dos noivos mas só da noiva!!)

E gosto da atmosfera suave e descontraída e da felicidade (a maior parte das vezes) das mães dos noivos, porque os pais são mais difíceis de "ler".

Ana & Vasco. Não tenho conselhos para vos dar, nem frases  sábias para vos dizer, não tenho truques nem mezinhas para vos ajudar a fazer o vosso amor durar, mas acredito que o respeito, a amizade e uma dose generosa de S. ajuda muito. E em caso de dúvidas acho que rever o vídeo e a fotos do casamento ajuda muito....

S

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Santos e Bola

Ontem começou o Mundial de Futebol do Brasil, com estádios semi acabados, com protestos, com "cheiro a corrupção" mas como diria o outro senhor " e disto que o meu povo gosta!" 

Bem, este povo (eu) não gostou nada do jogo de ontem, fraco, sem chama, sem vontade e quando o árbitro toma conta do jogo... Seca!!

Agora, vi a bola na Taberna Ibérica, com cerveja da boa, sardinhas do melhor, companhia perfeita, e uma noite quentinha quentinha a saber mesmo bem estar na rua a comemorar os Santos!!

Os santos .... Andei por Alfama, gente, barraquinhas, ruelas e becos e largos cheios de gente. Mas o que não havia era bailarico, nada. Mesmo nada!! Umas aparelhagens a jorrar música brasileira, e ao pé do ISPA lá estava um palco onde deu para ouvir qualquer coisa ... Mas fraco, muito fraco...

E no campo das cebolas não havia palco nem música... Que santos são estes???? Mas parece que por outros bairros a coisa estava melhor...

Que saudades do S. João do Porto ...

terça-feira, 10 de junho de 2014

Ora que belo dia!

Que belo dia de praia. Ah pois é! Hoje estive o dia inteirinho na praia da Parede com as minhas meninas.

E que grande dia de praia, deu apanhar sol, banhinho no mar, estrear um chapéu de sol lindo e altamente seguro e ir almoçar a um restaurante do melhor: o Berrio na praia da parede.

Uma vista fabulosa, uma sala magnífica e uma comida do melhor: comi uma cataplana de tamboril que estava divinal. Mas a cereja no topo de bolo foram as sobremesas. Diferentes, a tocar o tradicional português mas depois com um toque de modernidade. Farófias com creme de baunilha e gelado de pastel de nata. Crepe com gelado de requeijão e nozes. Pudim de abade de priscos com gelado de gengibre. DIVINO

S

Frases

Por vezes o mais difícil não é esquecer, mas aprender a recomecar!

Nicole S. 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Viagens

Hoje nas minhas limpezas de armários, encontrei a revista 100 da Volta ao Mundo. E estava cheinha de post.it amarelos a assinalar de entre os tais 100 sítios que eles sugeriam quais os que eu gostava de visitar. 

E ao olhar para aqueles post it apercebi-me que podia tirar alguns que lá estavam porque já tive a sorte de ir, entre eles Praga e Jordânia. 

Mas depois fui ver melhor as escolhas que fiz na altura e descobri que com as viagens que fui fazendo fui aprendendo o que gosto, o que me motiva e que tipo de sítios me apetece mesmo ir. E peguei na lista, limpei uns quantos sitos e coloquei outros. E descobri que naquela lista faltavam 2 sítios que quero mesmo MUITO ir: Argentina e Nova Iorque. 

S

sábado, 7 de junho de 2014

El jefe

Que filme simples, amoroso e ao mesmo tempo com tantas lições tão valiosas.

Mas vamos por partes. O herói do filme é a comida, comida à seria, carne, molhos, pão, vegetais, ervas, quase nada de bolos. Porque a comida que delicia é cheia e intensa. E vai desde o simples bacon frito a carne que fica 12h a assar. Resultado? Saí do cinema com vontade de ir jantar fora... 

Mas este filme trata também das escolhas que fazemos, das prioridades que definimos, a forma como por vezes achamos que tomamos a decisão certa e só quase no fim é que vemos que não. E trata de amor e de perseguir os próprios sonhos, de ser feliz a fazer o que gostamos. E trata de amizade, e trata de pais e filhos. 

E sim, tinha comida. Comida fenomenal!!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Mural!! Frases!!

Decidi ir pondo por aqui algumas daquelas frases fantásticas que vou ouvindo, quer porque me fazem sorrir ou porque me fazem gargalhar!!

1a
"Fiquei com vontade de ter mais um filho.... Vou já para casa tratar disso" comentário de uma colega depois de ter visto a filha de 2 meses de um colega.

2a
Só um verdadeiro amigo nos consegue fazer sorrir de verdade, quando não temos mesmo vontade. FG

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Obsessão

Nos ultimos tempos tenho ouvido até mais não os Ornatos Violeta.

Descobri os moços já depois do auge, mas cada vez mais gosto desta musica crua, com letras intensas e uma forma que não quer ser perfeita mas sim verdadeira!

E tenho pena de nunca os visto ao vivo, porque esta energia deve ser contagiante!

E gosto particularmente desta muisca....

https://www.youtube.com/watch?v=QzdmTjwJ38U

domingo, 1 de junho de 2014

Digam lá ...

No outro dia tropecei nesta música na rádio e achei a voz deste senhor maravilhosa.  E quando vi o vídeo achei que o Boy George tinha voltado a vida. Digam lá que não!? 

Ahhh.... Alguém se lembra do Boy George ou sou só eu?!?!


Sei lá porquê..

Hoje deu-me para revistar cadernos antigos, folhas perdidas, amigos que passaram e voltei a ler cartas e poemas da adolescência. Daquela altura onde tudo parece possível e impossível ao mesmo tempo, onde os amores são avassaladores e as desilusões do tamanho do mundo e achamos que nunca mais nos vamos conseguir erguer e apanhar os cacos!

Sei lá porque me deu para isto hoje!!!

Quem me conhece sabe que não sou saudosista e não olho para o passado com um sentimento de perda e tristeza. Pelo contrário. Olho com aquela sensação de felicidade nos pequenos momentos, de amor pelas pessoas que pela minha vida passaram, e de profunda gratidão por esta vida fantástica que Deus me deu!

Mas hoje, e só hoje, voltei ao turbilhão dos 18 anos. Talvez para perceber que sou exatamente a mesma pessoa, só um bocadinho mais velha! E, por ventura, mais sábia! 

S  

domingo, 18 de maio de 2014

Cada maluco!!

Entrei de férias! Mas ao contrário da maioria das pessoas vou tirar férias para trabalhar na Final da Champions League! 

À  pois é!! Lá havia final sem mim?! Não sei explicar esta minha fixação como futebol, mas é algo que faz parte da minha  pessoa o que me leva a fazer destas cenas!

Euro 2004, final Europa League no Sporting e agora Final Champions League! 

E a certeza que a vida é mesmo muito boa! 

S

quinta-feira, 15 de maio de 2014

E acabou!

Que grande cena!!! 

Confesso que estava com uma fé imensa que desta vez é que era... Mas não foi. A vida tem destas coisas e não me apetece nada pensar em mais nada!!!

As paixões têm destas coisas: por elas atravessamos continentes, esquecemos dores, mudamos, resistimos, choramos, sofremos e o mais engraçado é que voltamos a fazer tudo outra vez.

E porque a verdade é que são  estas coisas que fazem a vida única e fantástica e merecidamente vivida!!

E agora vou sofrer ali um tico e já volto!!

1a parte

0 a 0!

Festa bonito, caos para entrar! Já fui a muito jogo de futebol  e a muitas finais e nunca apanhei este caos: filas sem organização, poucas entradas. Mas entrei! Vi o começo do jogo mas não consegui ver a festa de abertura!

Estou com uma fé imensa! Mas a bola é redonda e nem sempre ganha quem merece! Ou quem eu quero!! 

E continuo a espera que o meu Cardozo marque!! É hoje! 

domingo, 11 de maio de 2014

Estoril!!! Coro!!

Pois é, vim ver a minha amiga Natália, minha colega de hidro deep actuar no Auditório da Senhora da Boa Nova no Estoril. Porque ela, além de será uma querida e ter casado no meu dia de anos, canta não só no Orfeão do Benfica como no coro que vai actuar hoje. E a que tempos que estou para ver actuar e hoje é o dia!!! 

E acabo de descobrir que gosto mesmo muito desta música coral, sem instrumentos só com belíssimas vozes ..e entrega muita entrega!!

E foi mesmo uma belíssima tarde!! 



sexta-feira, 9 de maio de 2014

O que aprendi com a minha mãe?!

É o título do novo livro da Helena Sacadura Cabral e quando o vi fiquei a pensar: que aprendi eu com a minha mãe?

Aprendi o valor de fazer o nosso próprio caminho e de não deixar de fazer as coisas que gostamos e que fazem parte de nós porque os outros não gostam ou não entendem.
Aprendi a ser senhora da minha vida. 

Aprendi a olhar para os outros a minha volta. Aprendi o valor da amizade. Aprendi que os amores verdadeiros duram toda a vida, mesmo no meio das adversidades. 

Aprendi a cozinhar. Aprendi que deve sempre sobrar um bocadinho ....

Aprendi que a família está em primeiro. Aprendi que temos de ter as prioridades muito bem definidas porque de outra forma a vida torna-se insuportável. 

Aprendi que mãe há mesmo só uma e que é sempre e para sempre a nossa mãe!

S

quarta-feira, 7 de maio de 2014

2o da época

SLB

SLB

SLB

SLB

SLB

GLORIOSO

SLB 

GLORIOSO

SLB 

E já está!!!! Depois da campeonato a  taça da liga!! E a 1a final ganha. Venham mais  duas!! Como se ouve no estádio: o campeão voltou!! 

Podem roer- se de inveja!!! 

domingo, 4 de maio de 2014

Para o ano temos mais ...

Sim, estou a falar de bola.

Hoje, já com o meu Benfica campeão fui ao ultimo do jogo do campeonato em casa com o Setúbal (adoro choco frito!!!!) e empatamos! Já não contava mas mesmo assim. .. 

Ainda há muito para ganhar: taça da liga, taça de Portugal e liga Europa, mas no estádio da luz agora só para a próxima época. 

Continuo a surpreender-me como gosto de ir a bola, como organizo todo o fim de semana de forma a ir ao futebol.  É o meu verdadeiro vício, que até os amigos já sabem ... Ainda na 5a estava a combinar uma caracolada e alguém me diz: olha que joga o Benfica....pois.... 

S

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Canonização!

Estive em Roma! Fui a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII!

pergunta: o que mais te emocionou na canonização? 
Conseguir comungar nesse dia, ali em plena Praça de São Pedro
Ver o Papa, ali na praça pertinho pertinho 
A frase final da homilia da papa Francisco: acreditar na misericórdia de Deus que tudo espera, tudo perdoa porque sempre ama!

Foi uma viagem maravilhosa, intensa, fisicamente cansativa manque me deixou a alma cheia cheia. E agradeci cada pessoa, cada momento cada dor e cada felicidade. Porque a vida só ganha sentido assim.

E todos vocês, sim todos, estiveram lá comigo.

S

Já não é o que era ..

Hoje é o 1o de Maio! Dia do trabalhador! E ainda feriado!

E hoje quando saí de casa para ver se tomava um café, chego à conclusão que estava tudo aberto: lojas, cafés, supermercado, tudo.  Fiquei surpresa! O mundo está mesmo diferente!! 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Roma

Estou quase de abalada para Roma para assistir à canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII. Levarei todos no coração e estarão comigo nas minhas orações.

S  

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Hoje faço anos! E é dia do livro!

"O que por palavras nós está oculto
no silêncio crepita
em intimidade"

José tolentino Mendonça 

domingo, 20 de abril de 2014

Agora sim!!

Agora sim! Agora podemos fazer a festa, cantar, gritar e o que mais nos apetecer!!

Somos campeões!! Com justiça! Por muito que custe a muita gente, fomos melhores, jogámos mais, marcámos  mais, sofremos mais e por isso somos CAMPEÕES!! 

E agora já se pode começar a sonhar em ganhar mais coisas (tudo)!?!?

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Já está!!!!

Que grande jogo,que grande garra, que grande vontade que grande Benfica!!!

Estou com o RAP: ta a ficar difícil não ganhar isto tudo!!!! Mas ... Ainda falta o mas!

Amigos sportinguistas: quando o árbitro tem dias maus respondemos com alma, coragem, classe e golos.... 3 para ser exacta....

Que grande dia este!!!

O dia amanheceu cinzento e eu com dores de costas! Algo que volta não volta me apoquenta, mas que desta vez me deu forte. Culpa da música clássica, isto de ficar 3 horas a ouvir música da boa sem me mexer, por reverência, tem os seus custos...

E depois de um espirro que me fez doer a alma decidi ir ao hospital. Como não podia deixar de ser, fui a Luz. Atendimento rápido, simpático, profissional e só gelei quando a médica me disse: vai levar 1 injecção!! Para quem não sabe, detesto agulhas!! Mas pensei, isto vai ser rápido. Levo a 1a e diz-me a enfermeira: o analgésico vai demorar.... E eis que fico como se tivesse a levar soro. Tudo bem, porque estava de olhos fechados e decidi rezar o terço pr tempo passar rápido. Mas algures no tempo, abri o olho olhei olhei para o frasco e fio e a agulha e zás .... Desmaei!!! Resultado? Sai do hospital as 13.30 porque a minha cor teimava em não sair do pálido!!!

Já disse que detesto agulhas?!?

terça-feira, 15 de abril de 2014

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Digam lá onde fui eu buscar o estilo?!?!


Está é a minha mãe! Numa tarde de primavera, de calor e bom tempo! DIgam lá que ela não é o máximo?!

Quem sai aos seus .... Deve ser por isto que eu gosto de chapéus....


Es

Paixão segundo São Mateus, por Bach

Na gulbenkian prestes a assistir ao concerto que inaugura a semana "Maior", a semana santa dos católicos que culmina com a páscoa e a festa da ressurreição no próximo domingo.

E as expectativas são altas!!
...
Concerto ainda com luz lá fora, vista para o jardim. Com pássaros que de vez em quando voam... Uma sensação única aquela de se entrar numa sala e sentir o silêncio, a expectativa e mesmo alguma reverência. 

Descobri a música clássica tarde. E sem dúvida que a Cláudia foi a maior impulsionadora para ir descobrindo sons, autores, vozes, interesses e paixões. Com ela descobri que gosto dos barrocos, que as sonoridades de violinos e violoncelos fazem as minha delícias. E que os sentimentos que uma música nos pode fazer sentir são únicos. E lembro-me da nossa viagem a Praga como o início da minha "educação". E recordarei essa cidade como cheia, cheia, cheia de música. lindo! Incrível! Único

E vai começar a 2 a parte!!

..
E de repente a alma fica cheia. 
Cheia feliz intensa

E sei que gosto mesmo de música! Clássica! Perfeita! Cheia de sentimentos e matizes, e de altos e baixos!!!

E não sei se gostei completamente dos solistas, mas o coro .... O coro foi uma coisa seria de maravilha!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Meias!!

Podia estar a falar de colants! Ou de soquetes (nome que acho adorável!) mas não! Estou a falar de mais uma vitória do meu Benfica que conseguiu que o "enviou" para as meias finais onde vai jogar com a Juventus! 

Por acaso e por razões que não consigo perceber estava com a ideia que íamos levar com a "velha senhora" e lá veio ela. Será que nós vai correr bem?! 

Não sei. Mas sei que gosto de bola e, ao contrário dos últimos jogos da liga Europa, até acho que vou comprar bilhete...

S

terça-feira, 8 de abril de 2014

Ora adivinhem lá???

Sentada no varanda, pé esticado, livro na mão, iPad no colo com música da boa a tocar e a apreciar as primeiras noites quentinhas de 2014.

Eu que até prefiro o inverno (sacrilégio pensam alguns) já estava mesmo a ficar farta de chuva e de frio e de dias cinzentos.

Com a primavera no ar, sentem-se todas as esperanças todas as possibilidades todos os futuros ainda possíveis. E eu acredito que 2014 vai ser um grande ano.

Abril inaugura a época das viagens ...Roma! Alguns dirão: mas já foste a Roma montes de vezes. Verdade. Mas desta vez vou ver o Papa. Literalmente! Vou à canonização de João Paulo II e aproveitar para ver o Papa Francisco ao vivo. 

Grandes perspectivas!! 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

glorioso SLB glorioso SLB glorioso SLB

Acabadinha de chegar de mais uma grande vitória e desta vez finalmente o meu Cardozo marcou 2 golos!!! Verdade que de penalty mas não deixam de ser 2 golos. E nos próximos 4 jogos que faltam para o final do campeonato ele ainda me vai dedicar um hat-trick!! Vai vai!!

bem, mas estamos a 2 vitórias de ganhar este campeonato e só faltam 4 jogos, mas como gato escaldado de água fria tem medo, depois de ano passado onde morremos literalmente na praia, vou continuar a pensar jogo a jogo. E que venha o Arouca!

Mas o que eu gosto de bola!! As vezes ainda me surpreende este meu vício, que até a minha mãe conhece, mas a verdade é que gosto mesmo de bola!

S

sábado, 5 de abril de 2014

Sou uma lamechas!!!

Verdade! Verdadinha!!!

O que eu gosto mesmo é de histórias de amor! Sejam livros, sejam filmes, sejam pinturas, sejam esculturas, sejam outra coisa qualquer, o que eu gosto mesmo  é de uma bela história de amor!

E muitas vezes acabo por gostar de filmes só porque a história de amor me fascina!! Enfim! Eu sei, nesse aspecto não sou nada erudita: quero lá saber se o filme em si  é uma obra de arte! Tem história de amor?!? Não?!?! Então não gosto!

E lembro-me de uma história do Alfred H. que quando lhe perguntaram como tinha tido inspiração para a "janela indiscreta" respondeu: acordei durante a noite e tive a certeza que aquela frase seria uma obra prima, escrevi-a e adormeci. De manhã quando acordei olhei para a frase, dizia "homem conhece mulher" e voila! 

E acabei de descobrir uma nova escritora: Veronica Roth. Depois conto. 

S

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Mesa de família

Por alguma razão que não consigo entender sempre gostei desta mesa que os meus pais tinham no quarto com a tv em cima.


Decidi dar-lhe um novo look e trazê-la cá para casa. Que me dizem?

segunda-feira, 31 de março de 2014

Brinquedo novo

Tenho um brinquedo novo!!!!

Podia ser mais um coelho gigante chamado Tobias que a minha sobrinha neta adorou, ou mais um ursinho Gaspar. Não!!!!!!

Comprei um iPad novinho! 

Eu não sou nada tecnológica, quem me conhece sabe que sou mesmo um tico básica mas achei que precisava de uma cena para não ter de usar o pc do trabalho para tudo. Porque a empresa não tem de saber o que ando a "visitar" fora do horário de expediente......

E já que ia gastar dinheiro comprava um cena "cool". E descobri que o iPad pode ser super isto e aquilo e permitir isto e aquilo, mas foi pensado para gente como eu: que gosta do que a tecnologia permite e não gosta de perder tempo a perceber  como é que se chega de A a B sem passar pela casa de partida! Ou seja, para básicos,!!!

S

PS: como  é lógico acabei de escrever isto no meu iPad :) 

domingo, 30 de março de 2014

Descobri partes novas do corpo

 Adivinhem lá o que fiz hoje de manhã?
Estava uma manha excelente com vento, frio simpático e uma chuva que não parava. Além disso tinha mudado a hora e por isso decidi ir correr os 5km do Benfica mais as amigas da hidro. 

Muita gente, muita gente a correr / andar de chapéu de chuva (o que achei delicioso, correr mas sem apanhar água ....) e é sempre especial entrar dentro do estádio e "correr" ao pé da relva.

Resultado? Melhorei o tempo do ano passado e corri metade do tempo, eu que DETESTO correr. 

mas cheguei ao carro completamente mas mesmo completamente molhada e com os pés encharcados... E nem deu para comemorar com as meninas no final porque só me apetecia chegar e casa e tomar um banho super quente.

Mas agora dói-me partes do corpo estranhas que presumo que sejam minhas mas que até agora não sabia que existiam.

s

quinta-feira, 27 de março de 2014

acho esta musica fofinha!!

https://www.youtube.com/watch?v=J6nDyS35LHw

O policia do meu prédio - Parte III

Bem....nesta altura e depois de 3 encontros tão ... unicos .. pensei de mim para mim: "bem é melhor esquecer esta cena do policia porque isto não está mesmo a correr bem.

Mas, no fundo ainda achava que daqui podia sair uma cena épica.

Chegamos ao 4º encontro.

Local? como não podia deixar de ser, elevador!
Tinha combinado um jantar de sushi com as meninas, mas nesse dia tinha descoberto que podia ter apanhado sarna (eu sei, algo com potencial nojento!) e então tinha tomado todo um duche e posto o produto próprio para acalmar a pele, que tinha claramente um cheiro a desinfectante! Forte! Horrivel! Mas o jantar estava marcado e as meninas (e o sushi!) são mais importantes!.
Saio de casa apanho o elevador e liga-me a minha mana e lá estou eu a contar a história da sarna ... e quando estou a sair do elevador estou a dizer a frase: "achas normal?! apanhei sarna!" e quem está no hall do predio à espera do elevador?? só podia! o policia!!!

Trágico! Cómico! Único!

Eu sei! Neste momento, estão a pensar: daqui só pode sair uma história de amor única e digna de filme!

Lamento! Não!

Não só não consegui trocar 2 palavras normais com o policia, como na última reunião de condominio fiquei a saber que ele se tinha mudado!! Ahh porque ainda não vos tinha contado que o meu policia tinha um sotaquezinho nortenho! delicioso!!

Só não consegui descobrir se tinha cabelos no peito .....

S

quarta-feira, 26 de março de 2014

O Policia do Meu prédio - parte II

Ora bem. Depois de um 1º "encontro" de má memória pensei para comigo "isto foi só um devaneio e da próxima vai correr melhor!

Engano!! Puro engano!!!

2º encontro: Local? elevador!
1ª decisão enquanto esperamos que o elevador chegue: nem pensar em tentar tocar nos botões, deixa o homem assumir essa responsabilidade. E ele avança com um comentário sobre os elevadores e mais não sei quê e remata com um "ainda hoje fiquei preso no elevador!" e eu ... bem ... seria a oportunidade para dizer algo significativo e em minha defesa tenho de dizer que ele estava fardado, algemas de um lado, cacetete do outro, saco do jantar na mão e saiu-me um "Que horror!!!" mas não saiu só isto, o "que horror!" saiu acompanhado de um semi gritinho esganiçado, coroado com um gesto de mão afectado dirigido ao peito! Tipo as tias de Cascais quando vêem pobrezinhos!!  Hilariante! Se não fosse trágico!

e despacho já de seguida o 3º encontro.

Local? Não, não foi no elevador, mas foi no hall do prédio. Dia e hora? sábado à noite cerca das 4 da manhã depois de uma jantar com as meninas e uma pequena borga. Alcool? ligeiramente mas plenamente consciente! Enfim... se "a policia" me mandasse parar a coisa podia dar em multa ... mas pequena!
Estou a chegar ao prédio, vejo a luz acesa e penso "cena, alguém saiu á pouco e se calhar estava estacionado perto e eu deixei o carro tão longe ...." tiro  a chave da mala e devido a uma serie de questões tenho alguma dificuldade em encontrar a fechadura. Decisão? baixar-me ligeiramente, e estava de saltos altos e saia justa, para ficar com os olhos mais perto da fechadura e voilá abro a porta .. e quem é que estava do outro lado, fardado, a sair?? ah pois é! o policia! balbucio um "boa noite!" e entro no prédio morta de vergonha!!

Resumo? ao 3º "encontro" o policia pensa  que eu sou uma tia de cascais, com nada na cabeça e que chega alcoolizada a casa!

en fim

...

terça-feira, 25 de março de 2014

O policia do meu prédio!

Esta história (que hoje só vou contar a 1ª parte) começa com: no meu predío mora um policia! Que é uma coisa boa, se pensarmos que á partida estamos todos mais seguros!

Ora, esse policia é giro!

Ora, eu achei uma certa piada a esse policia!

ora, a história começa porque a partir daqui tudo se tornou ..... amalucado??

à conta do policia descobri que perdi capacidades ao nivel da conversação com pessoas do sexo masculino! Porquê??? porque cada interacção com o policia do meu prédio foi .. desastrosa!!

3 dos nossos "encontros", tiveram como cenário o elevador! e tantas possibilidades se abrem ao nivel dos elevadores!

Ora vamos à cronologia do "desastre".

1º encontro: entramos os 2 para o mesmo elevador e eu, possivelmente corando, digo, uma vez que já tinha reparado no policia do meu prédio, "eu vou para o 5º" (informação adicional, o elevador não memoriza e por isso o andar que marcarmos em 1º é para onde ele vai!) e ele "3º" e que andar marco eu??? o 5º claro o que obriga o moço a ir até ao 5º e depois descer até ao 3º. E esta seria uma excelente oportunidade para dizer coisas inteligentes, engraçadas e divertidas. mas que frase sai da minha boca???? "o que vale é que está frio!" o que raio é esta frase? donde é que isto saiu? da minha boca mas possivelmente não de minha mente!

bem, pensei, da próxima isto vai correr melhor .....
..
..
...
proximamente episódio 2

Descobrindo Nina

Ando viciada numa serie, algo que não me acontecia desde os Ficheiros Secretos (Deus, estou mesmo  ..... bem conservada!!!).

Na altura, parava tudo para ver um novo episódio, durante aquela hora ninguém podia falar comigo, quer dizer, até podia mas de certeza que não ia receber resposta e as noites de 5ª (acho que era 5ª) eram o auge da semana!

Agora, bem agora podemos voltar atrás e ver os episodios todos de seguida, não temos de parar o que estamoa a fazer na altura em que vai dar o novo episódio e nessa aspecto perdeu-se algum ... "glamour"!

Bem , o vicio chama-se "Descobrindo Nina" não é nada de emocionante, unico, super criativo ou uma obra de arte. Tem mulheres, muitas e são elas as "donas" da serie e isso é algo pouco comum e que adoro! os homens andam por ali sem saberem muito bem a fazer o quê e a tentar sobreviver a mulheres neuróticas, obsessivas e ligeiramente malucas! Ou seja, bastante reais!!

Uma das coisas mais geniais da serie é que não só ouvimos o processo mental da "Nina" como este processo ou imaginação se torna em cenas reais! E vemo-la a fantasiar como é que determinada pessoa vai reagir a algo que ela vai fazer mas, como é obvio, a realidade é sempre diferente! Parece-vos familiar???? A mim??? Muito!!!!

S

segunda-feira, 17 de março de 2014

A TV do meu vizinho é melhor que a minha

É extremamente chato estar a ver a bola no PC, algo que pessoalmente não gosto mesmo nada, porque me falta barulho, cheiro a relva, os comentários do vizinho de cima e a não possibilidade de rever os  golos.

Mas é ainda mais chato, estar aqui a sofrer porque estamos  a perder e ouvir o vizinho de cima a gritar golo quase 1 minuto antes de mim. É chato! Mas como ele, o meu vizinho, é benfiquista, não faz tanto mal!!

E a coisa promete .... mas a bola é redonda, o arbitro pode ser pitosga e até lavar dos cestos é vindima! (fica sempre bem a frase popular!!!)

quinta-feira, 13 de março de 2014

Que grande noite esta!!

Sim, podia estar a falar da vitória estrondosa do meu Benfica em Londres, com o Luisão a marcar 2 golos e o Rodrigo a assinar mais uma obra de arte!

Mas por acaso não estou!

Estou a falar de, na saga de coisas feitas pela 1ª vez que me tem guiado no último ano, hoje ter montado pela 1ª vez um triangulo por causa de um carro que não era meu!

Explico:

Benfica a ganhar 1-2 e toca o tlm: "sónia estou sem gasolina, preciso que me venhas ajudar".... barafusto, refilo, mas lá me arranjo para ir que nem cavaleiro em auxilio de quem necessita... e entretanto o Benfica marca o 3º.

Chego e lá vamos nós á bomba, enchemos um "bidon", pomos a gasolina para dentro do carro e ... voilá o carro não pega!! É nesta altura que tenho de pôr o triangulo (sónia silva ainda bem que me disseste onde estava...) enquanto esperamos pelo reboque! E lá chega ele! Veredicto? Bateria!!!

Há noites .... E há noites!

O que vale é que o Benfica ganhou e fiz a boa acção da Quaresma!!

S