A ultima noite! mas com uma imensa vontade de voltar ..
terça-feira, 30 de setembro de 2014
A Croácia: rádio que nos acompanhou
O ponto alto, numa rádio local onde se falava ... croata .. foi ouvir "Snow Patrol - Chansing cars" e .. ouvir a versão cantada pelo Elvis. Juro! o Elvis!
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Os gatos não têm vertigens
Título do filme português de Antônio Pedro Vasconcelos que acabei de ver e que recomendo vivamente.
Tem historias (e não só uma história) tem grandes interpretações, tem um fio condutor e tem um toque de real e concreto que muitas vezes não é comum no cinema português.
Aborda o envelhecimento, a morte, a amizade, a desconfiança, a duplicidade mas também a sinceridade, fala sobre sonhos e abismos, toca o improvável e o impossível e o real.
Vão ver!
Para o meu cunhado!
Alguns de vocês já sabem que gosto de enviar postais, que não só os envio para os amigos como de férias envio sempre para mim também. Mas o que muito provavelmente não sabem, é que foi sem dúvida o meu cunhado que me deu esta mania.
Quando era miúda, a minha irmã e o meu cunhado sempre nos levaram (eu, afilhados e filhos) numa semana de férias. Tenho recordações excelentes dessas férias, das brincadeiras no carro, das conversas, dos passeios, e dos postais. Era inevitável: a meio das férias, lá vinha o dia em que tínhamos de escrever o postal aos pais, a contar como tudo estava e o que tínhamos feito. Na altura era uma seca! Hoje, hoje agradeço de fundo do coração ao meu cunhado que nos obrigava a fazer isto.
E é por isso que todos vocês recebem os meus já famosos postalinhos.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
De volta
Depois de uma viagem fabulosa a Croácia eis-me de volta a este Portugal cheio de contrastes, de altos e baixos, de coisas boas e outras nem por isso. Mas sempre o Meu Portugal!
E vendo a oferta turística que Lisboa ganhou nos últimos anos, os hostels, os B&B, os restaurantes, as pequenas lojas, vejo que muito se parece com a Croácia. A única grande diferença é que lá vi esta dinâmica por todo o lado, e em Portugal está mais confinado às grandes cidades.
E essa foi uma das coisas que mais me impressionaram na croácia, uma nova geração que faz coisas, que investe, que inova, que cativa. Bom! Muito Bom!
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Comer & Dormir Parte I
Quando andava a tratar das coisas para esta viagem, para além dos sítios onde ir, o que me sabia mesmo bem era que me dessem dicas não só onde dormir, mas sugestões de sítios para comer. Porque essa parte, bem essa parte é muito importante mesmo!!
E por isso, aqui fica a minha modesta contribuição
Onde ficar
Zagreb: B&B Kairos. Espaço todo novo, renovado, cheio de detalhes e atenções. A Daniela é uma simpatia, os quartos são bonitos, inspiradores (nós ficamos no Music Room), o pequeno almoço catita e até tem um terracinho para espairecer ..
Parque Plivitce: Villa Mukinja. A diferença é mesmo a simpatia de todos, a forma como te tratam, como te ajudam a programar o que fazer nos restantes dias.
Zadar: Adriaticum luxury acommodation. O prédio quase não se vê, velho, até mesmo um pouco estranho e pela 1a vez desde que marco cenas pelo booking pensei "isto hoje vai correr mal". Mas a dimensão do quarto, da cama, as atenções (chá, café, licor, chocolates, bolachas) foram dos melhores mimos que já tive
Onde comer:
Em Zagreb têm de ir à pastelaria Amelie que fica mesmo ao pé da Catedral, beber café e comer uma fatia bolo. (Já vos disse que o café pela croácia é mesmo excelente) e para comer, e apesar de a 1a vista não parecer o restaurante ao lado do B&B Kairos chamado "vagabunde" tem não só uma lista de vinhos incrível como comida boa, boa!
Parque Plivitce: no local onde se dorme. E onde nos serviriam uma refeição absolutamente fabulosa: presunto com souer creme, sopa de cogumelos e truta com esmagada de batata. Incrível! E um licor de ameixa de fazer crescer pêlos no peito! Mesmo!!!
Zadar: italiano Pasta & Svasta. Creme de cenoura e gengibre .... Nhochi ... E um dos homens mais bonitos que vimos pela croácia (mas isso é toda uma outra crônica .......)
Balanço a "quente"
O que levo eu da croácia?!?!
Levo sem dúvida a alma mais cheia, mais rica, mais feliz. Levo paisagens maravilhosas e uma costa da Dalmacia onde apetece parar a cada instante. Levo recantos, levo diferenças, levo coisas únicas e levo esta certeza que terei de voltar. Porque há muita coisa que não levo.
Levo comida fantástica, muito italiana é verdade, mas também peixe e carne. Levo "souer creme" e levo um queijo de cabra tipo queijo creme maravilhoso. Levo vinhos suaves, delicados mas com presença. Levo mar e levo montanha, levo um tico de frio e algum calor.
Mas acima de tudo levo um povo acolhedor, simpático sem invadir, atencioso, e com sentido de tempo: não nos impõem pressa e não nos servem a pressa.
E levo um conjunto de locais onde fiquei e onde comi do melhor!!
Dubrovinik
É uma cidade de conto de fadas e com aquele ar que a mim, apesar de nunca ter lá ido, me faz lembrar Portofino em Itália: sempre a descer, tudo circular, casas na encosta, porto e Marina lá ao fundo.
No mesmo espaço tem avenidas largas e becos estreitos, tudo direito ou escadas sinuosas, casas particulares e restaurantes e hotéis. Turistas e locais! Igrejas magníficas e casa senhoriais. E sem dúvida um ambiente único. Mas faltou-me alguma alma. Tudo demasiado recuperado, tudo demasiado perfeito. Talvez a parecer ou não o tempo que têm. Até parece estranho dizer isto mas não sei explicar de outra forma. Faltou-me alma! Mas não foi por isso que deixei de adorar esta cidade.
domingo, 21 de setembro de 2014
Praia
E sim hoje foi dia de ir à Praia. Sim, não há areia, sim, é só pedra por todo o lado, mas também há praia por todo o lado, enseadas pequenas, onde só apetece parar e ir tomar banho. E foi isso mesmo que fizemos hoje. Vimos uma enseada e decidimos: é nesta!
A água é de diferentes tons de azul e verde, quentinha, sem qualquer ondulação, perfeito para boiar e ir. E fiquei com imensa vontade de voltar só mesmo para aproveitar o mar, a água, passeios de iate e aquela doce sensação de nada fazer! Perfeito!
Mas o dia começou em Split.
Surpreendeu-me a dimensão gigante da cidade, urbana, contemporânea, com ar de metrópole, talvez porque quando ouvia falar dela, ouvia falar do centro histórico, do Palácio, da Catedral! E visitei a Catedral da forma mais local e menos turística. Hoje é domingo e ao domingo vou à missa. E mesmo estando de férias e na Croacia fui! Neste caso, à catedral de Split onde até decorreu um baptizado e tudo. Sim, foi em Croata, sim não percebi quase nada, mas os rituais, os momentos, as emoções, o sacrário, isso, independentemente da língua estão sempre lá.
sábado, 20 de setembro de 2014
Já cá faltava
Já cá faltava a crônica sobre comida. Vocês que me conhecem sabem que a comida é parte integrante da minha vida e como tal das minhas férias.
O café é maravilhoso! Quente, escuro, forte e com espuma que não acaba. Há comida italiana por todo o lado e tenho comido coisas mesmo boas, massas cozidas ao ponto, molhos diferentes e ricos. Bifes altos, feitos no ponto e com uma carne de imensa qualidade. E o peixe! Bom! Mesmo muito bom!
Agora esta gente não põe sal na comida, que a mim não incomoda nada, mas também não põem doce nos bolos (que quase não há) e isso já acho um atentado!!!
Já descobri os licores, fabulosos, já descobri o milho assado, já descobri as padarias por todo o lado. Já descobri os gelados cremosos, intensos e ricos. Mas com uma bolacha fraquinha. E já descobri o café ao fim da parte na esplanada com vista, a escrever os meus postais. Sim, esses, que eu gosto de enviar.... Ainda aceito encomendas. :)
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
E ao 3o dia ...
E ao 3o dia temi pela croácia, ou seja, temi pelo meu encantamento pela Croácia. Continuamos a descer em direção a Dubrovinik e hoje a paragem era Zadar. Cidade fustigada pela guerra, que ainda apresenta zonas e prédios com vestígios do que por aqui se passou. Mas não foi que me desapontou.
Único hotel de 4estrelas onde ficamos e quando vemos o prédio assim para o velho e sem recepção e nenhuma indicação pensamos o pior. Depois queríamos ir almoçar e não encontramos nenhum sítio decente, e queríamos ir à praia e estava nublado, o centro histórico de Zadar revela-se um desilusão e pensei: isto não vai correr bem!
Mas depois, depois, assistimos a um pôr do sol fantástico, com direito a música e tudo, e chegamos ao hotel, temos de ligar para o senhor nos vir abrir a porta, mas o quarto é o máximo, temos direito a bebida de boa vindas e saímos para jantar e vamos a um italiano super simpático. E ainda nos divertirmos com uma cenas de luzinhas fofas.
E apesar de não ficar fã de Zadar, não é tão má como ao início pensei. E amanhã Split!
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
2o dia na Croácia
Começamos por explorar Zagreb. Cidade escura, com prédios velhos e a precisar de obras. E à primeira vista uma desilusão. Mas depois, bem depois descobrimos a Amelie, uma pastelaria absolutamente fenomenal, com um ar doce e cosmopolita ao mesmo tempo. E depois descobrimos a Catedral de Zagreb e tenho um momento de pura emoção, quando vejo uma cena do Evangelho nada comum de ver representada: quando Jesus está crucificado com os 2 ladrões, um à direita e outro à esquerda. Foi tão intenso e único que me emocionei.
E depois o mercado, as esplanadas e as padarias. Lindo!
E depois, bem depois, Plivitce!! Lagos e Bruma! E como eu sou feliz com bruma! Os lagos são absolutamente maravilhosos, com quedas de água incríveis, passeios de barco e momentos perdidos na mata. Adorei!! Recomendo! E se tivesse um raio de sol de vez em quando ainda seria melhor!
E depos, bem depois vem o jantar na Villa Mukinja!!! O hotel é super simpático e o jantar maravilhoso!! Presunto com souer cream (do qual estou fã e que quando chegar a Lisboa tenho mesmo de comprar), sopa de cogumelos, truta com esmagada de batata e semi frio de chocolate!!
E o melhor foi o licor de ameixa que nos deram no final: bagaço em forma pura!!!! Estou que não posso!!
S
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Zagreb
Voo a horas, carro no local e a aventura de chegar ao hotel. Estas são as primeiras impressões da Croácia. Apesar de nos termos perdido umas quantas vezes, lá encontramos o hotel. E ao 1o olhar tememos .. Pela vida!! Beco escuro e prédio feio. Mas ao entrar... MARAVILHOSO!
Com charme, com carácter, com atenção aos pormenores e cheio de boa disposição e com uma anfitriã super simpática e acessível. Que quando perguntamos onde podíamos comer nos indicou o restaurante ao lado. Que já estava a fechar, com a dona já de casaco vestido e tudo mas que a pedido da Daniela nos atendeu. Sopa, que uma portuguesa não passa sem sopa, e um prato típico croata: omelete com cogumelos :)
E bebi um vinho branco croata, absolutamente maravilhoso!!
Para 1o dia, a croácia já está a justicar as expressões que fui ouvindo sempre que dizia que vinha a Croácia: vais adorar!!
E por isso recomendo vivamente o B&B Kairos em Zagreb!
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
O dador de memórias
Comecei as férias a fazer algo que gosto mesmo muito: fui ao cinema.
Quando a minha amiga lucia me sugeriu o filme não tinha visto nem lido nada sobre o mesmo mas tendo o Jeff Bridges e a Merly Streep mau achei que não podia ser e lá fomos nós.
Gostei mesmo muito. Numa altura onde tudo é efeito especial e rápido e alto e forte, é um filme que começa lento, baixo, meigo, onde quase não percebemos para onde nos vai levar .. Para no fim percebermos que nos leva a casa. Não onde moramos, mas onde está a nossa Casa!
E fala-nos de vida, de como os momentos nos podem dar força e como tudo o que fazemos, experimentamos e sentimos nos molda e nos ajuda a seguir em frente, a procurar .... E a chegar...
Bom! Mesmo muito Bom!
domingo, 7 de setembro de 2014
Giboiar
Há dias assim. Em que não me apetece mesmo fazer nada, em que me arrasto entre o sofá e o frigorífico, onde devoro filmes e séries, e fecho os olhos e "passo pelas brasas". Não faço ideia de onde vem esta expressão mas adoro!
Talvez seja este dia a chamar outono, talvez seja o aproximar das férias, ou talvez seja porque de vez em quando me apetece parar.
E decidi que hoje não faço a cama!!! Estou mesmo a pensar em instituir o dia "de deixar a cama por fazer" . Já estou a ver a minha mãe: pelo menos puxa as orelhas à cama, (outra expressão deliciosa) não vá aparecer alguém!!!
Por isso, se hoje aparecer alguém cá em casa, só para avisar que a cama está por fazer :)
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Descobertas
Descobri que era uma menina do papá no dia em que saí de casa. É engraçado como por vezes as coisas acontecem. Meu pai, apesar de homem à moda antiga, sempre teve as suas manifestações de carinho. Talvez não tão eloquentes como hoje estamos habituados, mas sempre teve momentos de partilha comigo que guardo até hoje. Era um homem de voz alta e temperamento forte e rápido, há quem diga que eu saio a ele, que gostava do seu conforto e das suas coisas, que detestava mudanças de rotina, e que adorava que o deixassem sossegado. Com ele aprendi o gosto pelos livros, lembro-me de o ver a ler pequenos livros de histórias de comboys vezes sem conta. Como ele aprendi a devorar filmes, embora se conte pelos dedos as vezes que me lembro de o ver no cinema. Nasci já ele tinha 46 anos e por isso muitas das coisas sei de ouvir contar. De como gostava de ir à bola a torres vedras, de como ia de bicicleta ao cinema, de como dançava bem. ....
Criámos os nossos momentos. Quando era miúda ia com ele ao fim de semana ajudar nos trabalhos de electricidade, e a minha paga era invariavelmente um sumol de ananás. Foi aqui que aprendi a adorar caracóis, a vê-lo beber cerveja, caneca, e a perceber que um trabalho bem feito deve ser a nossa recompensa.
E tínhamos a bola. Tínhamos discussões acaloradas acerca da qualidade dos jogadores do Benfica, do treinador, de como tinha sido justa ou injusta a vitória. E invariavelmente ligava-me no fim de cada jogo, para dar os parabéns ou para dizer : não fiques triste filha. Sempre!
E descobri que era uma menina do papa quando no dia em que depois de jantar em casa dos pais disse "bem, hoje já vou dormir a minha casa!" a resposta dele foi "hoje é o dia mais triste da minha vida".
E nunca duvidei de quanto ele me amava ou tinha orgulho em mim!
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Dias felizes!!!
Depois da minha aventura de Domingo, eis que hoje fui ao médico, quer dizer ao Prof. Cirurgião Plástico para ele apreciar os pontos do meu dói dói. E só vos digo, para além do meu dói dói estar a sarar bem e 2o ele ir ficar uma cicatriz quase invisível sai de lá com o ego super hiper inflamado!!
Isto porque o Prof. Cirurgião Plástico olha para a minha data de nascimento e diz: "mesmo?! E que não parece mesmo nada esta idade!!!!"
Só vos digo que quando um Prof. Cirurgião Plástico nos diz isto ..... Voamos!
S
Subscrever:
Mensagens (Atom)