domingo, 27 de setembro de 2015

Café turco

Adorei o café turco! 

O sabor, a cor, a intensidade. Um café que parece que se mastiga de tão corpulento que é, que não se pode mexer porque senão o "pé" fica a boiar. 

Se em Lisboa existir bom café turco, sou capaz de lá ir só para experimentar.

Ah, e adoro a cena de copinho de água sempre a acompanhar. Maravilhoso! 

Segurança e Turquia

Quando comecei a dizer que este ano a minha viagem ir ser a Turquia senti muitos encolheres de ombros e meias palavras por causa das notícias que circulam, que dão conta da proximidade da Síria por um lado, e dos direitos das mulheres por outro.

Descobri que Portugal é um país pouco conhecido dos turcos, talvez porque poucos viajam para lá, que quando dizíamos de onde éramos normalmente imperava um silêncio, de vez em quando alguém dizia "Ricardo Quaresma" ou "Dani" em pouco mais. 

Descobri que se vê pouca polícia na rua, o nosso guia já nos tinha dito que a polícia anda quase toda à  civil, mas que temos sempre uma sensação de segurança, mesmo a noite tanto em sítios cheios ou com menos gente.

Descobri que os turcos olham para as turistas de um modo intenso e que me deixa pouco confortável mas sem serem de todo abusadores ou algo assim. 

E apesar de todas as notícias e mais algumas, em todo o lado se sentia calma, paz e descontração . 

Agora, que se vê poucas mulheres a trabalhar em tarefas "públicas" isso sem dúvida nenhuma, que quando o fazem não interagem quase de forma nenhuma com as pessoas também é verdade. 

S

Semelhanças

Assim a primeira vista não podemos dizer é haja semelhança entre Portugal e Turquia:
. A língua não tem nada a ver
. A cultura idem
. A religião aspas aspas 

Mas sem dúvida que me surpreendeu quando olhei para alguns sítios e dei por mim a pensar ... Isto é quase Portugal... Palpita-me que é o quanto gosto deste país que me faz encontrá-lo em outros. 

E a lista de semelhanças:
. Há, acreditem ou não uma estrura que parece mesmo mesmo a nossa Ponte 25 abril
. Elétricos ... Pois é, neste país há elétricos iguais mas mesmo iguais aos que fazem as delícias dos turistas em Lisboa 
. E ao viajar para Antalya descobri que a Arrábida mora ali. Juro. Estamos a passear e parece que só falta uma placa a dizer: Portinho da Arrábida 
. Fado. Quer dizer, não é mesmo fado, mas os sentimentos que desperta, a forma como cantam, o tom e a melodia .... Anda lá mesmo muito perto. 
. E num bom dia também temos a a ponte do freixo 

Há coisas do melhor ...

S

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Karaoke

Como em todos resorts do mundo, aqui também há karaoke. 

Esta tem uma particularidade.. As línguas cantadas são russo e turco, ou seja, ruco....

Por isso não se surpreendam se um destes dias me ouvirem cantar coisas estranhas, em línguas super esquisitas. 

Palpita-me que os seguintes nomes são os Quim Barreiros lá do sítio:
Tanja Sanic 
Eneha Baehra
Erop 
...

Mas eu que gosto de música animada pela manhã, já estou a ver o que vou andar a ouvir ..depois conto ..

S


terça-feira, 22 de setembro de 2015

E hoje fomos passear...

Para além desta coisa de praia, piscina e boa vida, hoje decidimos ir conhecer um bocadinho mais do que há aqui pela zona de Antalya.

E o que fomos conhecer nós? Fomos passear pela chamada Riviera Turca e eu que já andei pela Croácia devo dizer que a paisagem é linda, as águas são dos mais variados tons de azul e é realmente fantástico. 

Fomos até Myra e Limyra zona onde estão umas ruínas fantásticas do século 5 antes de Cristo, incluindo um anfi-teatro romano. Podia estar mais bem preservado mas mesmo assim é bem catita 

A seguir descobri que o pai natal afinal é turco, uma vez que o São Nicholaus afinal nasceu por aqui na cidade de Demer.

E depois o bombom era passear de barco, nadar numa península incrível e ver as ruínas da cidade de Kekova (época romana) que estão meio submersas. Fizemos isso tudo, mas como chovia e chovia ... Não foi tão espetacular como poderia ser se tivesse sol!!

Ahhh e fomos acompanhadas por russos ...

S

Antalya

E de repente o mundo fala russo! De repente parece que estamos num universo paralelo.

Por aqui há russos por todo o lado, já nos perguntaram se somos lituanas e as excursões têm como língua oficial .. Russo ... Mas a praia é excelente, a água quentinha e a areia/ pedra preta.

E tem chovido torrencialmente, com o calor típico dos trópicos que chove chove e logo a seguir está quente quente, mas com água que molha à séria. 

E está a ser tão engraçado ver quase dois países diferentes num só, pelo facto de se passar de Istambul para Antalya. Em Istambul vimos muitas mulheres de burka, muitas de cabelos tapados, mesmo as que de alguma forma interagiam com o público. Aqui não. Nada! Tudo dito mais "normal".

Depois Istambul surpreendeu pela moda, roupas absolutamente maravilhosas, jóias lindíssimas, tudo cheio de bom gosto. Aqui ... A palavra que a Angela usou para  descrever é medonho. 

S

Ps: hoje vesti a minha camisola do Benfica e fui acompanhando o jogo. Já o disse antes, quando o Benfica joga para segurar o empate ou com medo do Porto não nos corre bem. E o Rui Vitória continua sem me convencer. Muito discurso bonito .. Mas falta paixão. E o Benfica é sempre paixão !!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Postais

Que dificuldade é comprar postais fora de Istambul.. E toda a gente sabe que férias para mim é enviar postais a toda gente.

Selos há em todo o lado onde se vende postais.. . Mas numa rua com dezenas de lojas,  sem exagero,  só duas vendiam postais.  Mesmo!!

Caixas de correio,  essas também são difíceis de encontrar.

E aviso final: quem recebeu os meus postais é favor avisar... Que não tenho confiança nos correios turcos.

Fast food

Na Turquia este foi o almoço fast food que fizemos no dia que saímos de Istambul.

E só posso dizer que foi maravilhoso!!!

E que adoro comer à mão!!!!

domingo, 20 de setembro de 2015

Frases ...

Para tocar com as mãos, sentir com a alma e ver com o coração!

Eni D'Carvalho 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Comida

Não gosto de baklava!! 

Gosto muito de mastik (que parece goma!)!

Gosto do pão e do borrego e de kebab!

Gosto de comida feita em casa, uma vez que descobrimos que num restaurante se pode vender comida feita em casa e outro tipo de comida. 

Gosto do chá turco (e acho que os senhores do restaurante hoje puseram cheirinho porque estamos fartas de rir)!



Turquia dia 2

Para ver a Mesquita Azul e o Hagia Sophia vale a pena vir a Istambul! Mesmo!!

Não estava à espera de me emocionar quando entrei nestas mesquitas e vi o espaço gigante, abobado, mas sem o luxo e o rendilhado tão natural na arquitectura europeia. Mas foi isso que aconteceu. Aqui é o espaço que impera, a imensidão que toma conta, tudo para, quem sabe, nos fazer sentir pequenos perante Deus. 

O calor oprime um bocadinho, mas corre uma brisa refrescante de quando em vez. 

E depois há as surpresas maravilhosas, como o sítio onde almoçamos cheinho de centenas de candeeiros no tecto e com um jardim maravilhoso onde escrevi postais. Ou o casal de brasileiros, de ascendência portuguesa, que meteu conversa connosco no Hagia Sophia quando se aperceberam que éramos portuguesas e que nos deu a morada deles se por acaso formos a Belo Horizonte!! 

E por fim o Grand Bazar. Não era nada do que estava à espera. É organizado, cheio de coisas giras, de extremo bom gosto e ao contrário do normal, diferentes de banca em banca. 
E apesar de quererem vender os turcos são comedidos, atenciosos e correctos. Ahhh e descobri que tenho gostos caros!! 

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Frases

A felicidade suprema na vida é a convicção de sermos amados!!!!

Victor Hugo


Concordo e concordo !!!

Turquia dia 1

E chegaram às férias grandes do ano. 

E este ano vim até a Turquia, este país entalado entre 2 continentes, entre duas culturas e entre duas formas de estar. 

E a viagem começou logo muito bem, com uma das equipas de juniores do Glorioso a viajar connosco.. Maravilhoso!

O 1o jantar em solo turco também foi catita... Ainda não deu experimentar o célebre café Turco mas amanhã ja está na minha lista. 


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Cervejaria Trindade!

E Esta coisa de turistas conhecerem espaços em Lisboa que eu não conheço não pode ser e por isso entre outras coisas nestas férias quero conhecer ainda mais coisas..

Hoje?!?!

Cervejaria Trindade

O espaço é gigante e muito típico e os empregados têm uma fatiota do melhor que há!

Vou comer bife... Que numa cervejaria é o obrigatório...  Ou não....
..

O bife não me convenceu mas o pudim...  Fabuloso!!!

sábado, 12 de setembro de 2015

Celebrar o Amor

Adoro casamentos!

Adoro esta ideia de 2 pessoas que se encontram,  se apaixonam,  descobrem que se amam e decidem passar a ser uma família. 

E é claro que adoro a roupa nova,  os penteados e a maquilhagem.

E depois...  Bem,  a comida e a música e o comboio e mais não sei quê!!!

E viva aos noivos!!!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Férias...

E finalmente estou de férias!!

Agora que TODA a gente já foi e veio de férias,  que já anda meio mundo moreno,  que há gente a suspirar pelas férias do próximo ano,  agora é a minha vez. 

E para bem começar as férias nada melhor um jogo do glorioso seguido do casamento de uma das minhas amigas mais queridas. 

Depois uns dias pr pôr as vistas desta cidade em dia e depois.... Turquia..  Que curiosidade tenho eu por conhecer um bocadinho deste país europeu... Assim a fugir para o Médio oriente...

Prometo ir dando notícias...

S