sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dia 6 e último




Fim de festa! Amanhã começamos a descer até Lisboa e ainda faltam uns quantos km, e a viagem já vai bem longa: 2500km já cá cantam.

Hoje apanhamos sol, ah pois é, depois de uns quantos dias de chuva e frio, na La Coruña já deu para apanhar um solinho do melhor que há. Mas o melhor foi mesmo chegar a Santiago de Compostela! Calor, para andar de manga curta e chapéu e ter de colocar protector solar que esta pele fantasticamente branca e com sardas é de alta manutenção.

Alguém me tinha dito que Santiago é a Catedral e mais nada. Pode ser, é verdade que também é algumas dúzias de igrejas, mas também é dos sitios todos por onde passei aquele onde os monumentos estão mais a necessitar de restauro / limpeza. Não me parece muito licito que A Catedral esteja cheia de ervas e pequenas plantas!

Também é verdade que, como em nenhuma outra que visitei em Espanha, se sente aquela atmosfera de feira e de negócio á volta da catedral, onde se vendem todo o tipo de bugigangas com a cruz de santiago. Mas também é verdade que há no ar uma atmosfera diferente, que acho que provém daqueles centenas de rostos curtidos pelo sol, marcados pelo sofrimento de chegar a pé a Santiago. E de independentemente das razões porque se o faça acredito que nunca mais seremos os mesmos.

Há já algum tempo que volta não volta a ideia de Santiago me surge, e talvez depois destas férias fique um bichinho maior.

Por fim, Vigo. Cidade mais recente, sem todo aquele peso histórico que me tem acompanhado nesta viagem e, talvez por isso, a sensação inicial tenha sido: não gosto nada disto! Mas é uma cidade fantástica! Completamente virada para o mar, é uma cidade que tem crescido nos últimos anos e que esta cheia de vida e de gente. E, mais uma vez, uma cidade cheia de parques e jardins e verde e áreas pedonais. Temos ainda bastante a aprender.

E esta é também uma cidade que pede mais uma visita. até porque ficou tanto, mas tanto para ver. Mas acho que a próxima viagem começo por Portugal. É que é uma vergonha nunca ter ido a Bragança.

Bj

Próxima crónica já em solo português

Sem comentários:

Enviar um comentário